Prefeitura de Fortaleza (CE) seleciona Assistentes de Educação Infantil

30/05/2016 11h27 - Atualizado em 13/10/2016 23h51

A Prefeitura de Fortaleza lançou o edital nº 54/2016 que contempla processo seletivo para 350 vagas imediatas para Assistentes de Educação Infantil Substitutos, que atuarão como apoio técnico-pedagógico aos professores da rede municipal de ensino. O processo seletivo também formará 525 vagas para cadastro de reserva.

Os interessados em participar do processo devem ter diploma de conclusão do ensino médio completo na modalidade Normal e/ou diploma de curso de Licenciatura em Pedagogia. A jornada de trabalho será de 240 horas mensais, com remuneração no valor de R$ 950,21.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 75,00, até o dia 5 de junho de 2016.

Os candidatos serão submetidos à prova escrita objetiva, prevista para ocorrer no dia 19 de junho de 2016, das 14h às 17h, em locais que serão divulgados até três dias antes da realização da mesma. A previsão é de que os gabaritos sejam divulgados no mesmo dia da realização das provas, a partir das 19h.

A seleção pública terá validade de um ano, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período, a partir da data de homologação do resultado final.

Comece já seus estudos!

Confira os conteúdos da prova escrita objetiva, conforme o Edital:

1. CONHECIMENTOS BÁSICOS

1.1.Português: interpretação de texto;

1.2. Raciocínio Lógico-matemático.

2. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2.1. Parecer CNE / CEB nº 20/2009 e a Resolução CNE / CEB nº 05/2009, os quais instituem as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil;

2.2. Resolução CME nº 002/2010, a qual institui as normas para o ato de criação, credenciamento e autorização de funcionamento de instituições públicas e privadas de educação infantil;

2.3. Resolução CME nº 010/2013, a qual institui as normas para educação especial na perspectiva da educação inclusiva e para o atendimento educacional especializado dos estudantes com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na educação básica;

2.4. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90);

2.5. A educação infantil na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/96);

2.6. Características das fases do desenvolvimento infantil, segundo Piaget, Vygotsky e Wallon;

2.7. As relações do cuidar e educar como ações indissociáveis na educação infantil;

2.8. Estrutura de funcionamento de creche: organização dos espaços físicos, recursos materiais, recursos humanos, higiene, alimentação, segurança, proteção e cuidados básicos da criança de zero a três anos de idade;

2.9. A importância da brincadeira e a interação como eixos norteadores das práticas pedagógicas na Educação Infantil;

2.10. O papel da observação e registro no processo de avaliação na educação infantil;

2.11. Instituição e família: parceria no processo do desenvolvimento e aprendizagem da criança;

2.12. As múltiplas linguagens da criança;

2.13. Noções de Primeiros Socorros.

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