Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Concurso Brigada Militar RS para oficiais de Saúde foi suspenso

Justiça ordena a suspensão do concurso da Brigada Militar do RS para oficiais de Saúde. Saiba o que motivou essa decisão!

Por Emerson Almeida - Publicado em:

Na quarta-feira, 21 de junho de 2023, o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul para a formação de Oficiais de Saúde foi oficialmente suspenso. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado e se deu em cumprimento a uma tutela de urgência concedida na Ação Civil Pública de número 5106146-44.2025.8.21.0001/RS, que tramita na 7ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central da Comarca de Porto Alegre.

A ação foi proposta pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, que alegou que o edital do concurso em questão violava a Lei Federal nº 14.751/2023, a qual estabelece normas para a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. A principal preocupação do MP gira em torno da seleção para o cargo de capitão, que, segundo a legislação, exige que o policial militar progreda a partir da patente de cadete. A promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes destacou que a inclusão de aprovados para o posto de capitão no concurso é um desvio das normas estabelecidas. Além disso, o Ministério Público argumentou que a remuneração prevista para os concorrentes não estava em conformidade com o que deveria ser pago a um cadete.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

A suspensão do concurso para Oficiais de Saúde não é um caso isolado. Em maio de 2023, a Justiça do Rio Grande do Sul já havia determinado a suspensão do concurso para oficiais da Brigada Militar, por motivos semelhantes. Essa sequência de decisões judiciais levanta questões sobre a conformidade dos demais editais do concurso, incluindo os destinados a soldados e oficiais de saúde, que também não estariam alinhados com a Lei Orgânica Nacional.

Ainda não há informações concretas sobre a retificação dos editais ou sobre a data prevista para a retomada do concurso. Essa incerteza deixa candidatos em espera, que agora devem se manter atentos às atualizações oficiais.

Detalhes do Concurso para Oficiais de Saúde da Brigada Militar


O edital original do concurso, publicado em abril de 2023, previa 30 vagas para diversas especialidades na área da saúde, incluindo Medicina, Veterinária e Odontologia. As especialidades e a quantidade de vagas oferecidas são as seguintes:

Medicina
- Clínica Médica (residência em medicina interna): 4 vagas
- Cirurgia Geral: 3 vagas
- Cardiologia: 2 vagas
- Traumatologia: 3 vagas
- Psiquiatria: 3 vagas
- Neurocirurgia: 1 vaga
- Oftalmologia: 1 vaga
- Gastroenterologia: 1 vaga
- Otorrinolaringologia: 1 vaga
- Ginecologia: 2 vagas
- Pneumologia: 1 vaga
- Endocrinologia: 1 vaga
- Pediatria: 2 vagas
- Cirurgia Vascular: 1 vaga

Veterinária
- Médico Veterinário Canino: 1 vaga
- Médico Veterinário Equino: 1 vaga

Odontologia
- Cirurgião Dentista: 2 vagas

Os candidatos interessados em concorrer às vagas devem possuir formação superior e especialização (residência médica) na área desejada. Além disso, é necessário ter inscrição ativa nos conselhos de classe pertinentes e apresentar diploma ou certificado de conclusão de curso de pós-graduação na especialidade. Os requisitos físicos incluem altura mínima de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres, além da obrigatoriedade de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B". Importante notar que não há limite de idade para inscrição, e o salário previsto para os aprovados é de R$ 21.513,44.

As inscrições para o concurso estavam abertas até o início de maio de 2023 e eram realizadas por meio do portal da banca organizadora Ibade.

Etapas do Concurso


Os candidatos seriam avaliados em várias etapas, que incluíam:

1. Exame de capacidade intelectual (prova objetiva e de títulos)
2. Exame de saúde
3. Exame de capacitação física
4. Avaliação psicológica

A prova objetiva estava programada para o dia 6 de julho de 2023, na cidade de Porto Alegre, com uma estrutura composta por 80 questões de múltipla escolha, abordando áreas específicas conforme a especialidade escolhida.

Próximos Passos


A suspensão do concurso traz incertezas não apenas para os participantes, mas também para a Brigada Militar e para a sociedade, que depende da formação de profissionais qualificados na área da saúde para o atendimento no contexto da segurança pública. A expectativa é que as autoridades competentes revisem e retifiquem os editais de modo a atender as exigências legais e garantir a conformidade com a legislação vigente. Candidatos e interessados devem acompanhar os canais oficiais da Brigada Militar e do Ministério Público para atualizações sobre o andamento do concurso.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br