Foi realizada uma audiência pública no dia 06 de maio de 2019, sendo que nela os candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul pediram a renovação do prazo de validade do concurso de 2017 e o provimento de novas vagas.
A audiência contou com representantes da ABERGS e ABAMF e da comissão de segurança e dos serviços públicos que presidida pelo deputado Jeferson Fernandes. O 1º sargento Ubirajara Ramos, coordenador da ABERGS, alertou para o fato de que apenas 93 municípios do estado possuem Corpo de Bombeiros Militar, sendo que eles acabam sendo responsáveis pelo atendimento em todo o estado.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O diretor administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do estado Rio Grande do Sul, o tenente coronel Paulo Henrique Monteiro, chamou a atenção para necessidade de abertura de novas vagas, sendo que a última reposição de mão de obra ocorreu em 2017, segundo Monteiro.
Esse concurso que oferta 450 vagas ainda não será suficiente para recompor o quadro de servidores que irão se aposentar, pois são 557 profissionais aptos para aposentadoria. A defasagem atual é de 40% de soldados e 43% de oficiais.
Os aprovados para o concurso Corpo de Bombeiros-RS de 2017 irão participar de uma campanha camada de "Bombeiro Sangue Bom", esse ato pretende fazer com que dezenas de militares doem sangue para chamar à atenção para a importância da doação sanguínea e da convocação dos aprovados.
Dos 450 aprovados no concurso dos Bombeiros-RS, 300 ainda estão esperando por suas convocações, pois elas dependem da capacidade estrutural do estado. Atualmente mais de 2,5 mil realizam curso de formação e ainda tem outro entrave, que é a questão orçamentária.
Ofertando 4.550 vagas, os editas para soldado da Brigada Militar-RS foram lançados em outubro de 2017, sendo que dessas 450 vagas foram para o cargo de soldados do Corpo de Bombeiros e 4.100 foram destinadas ao cargo de Polícia Ostensiva. Para concorrer a umas das Vegas foi exigido nível médio de escolaridade.
Os aprovados devem trabalhar 40 horas semanais e fazer jus ao salário de R$3.760,54. O prazo de validade do concurso é de dois anos, sendo prorrogável por período igual.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.