Foi confirmada a retificação do edital do concurso MP-MG que oferta vagas para o cargo de promotor de justiça substituto, as modificações ocorreram principalmente no cronograma da seleção, que agora irá contar com cinco etapas, os interessados podem conferir as alterações no site da banca organizadora, a Fundep. Segundo o documento a segunda etapa do concurso que é composta pelas provas escritas especializadas foi adiantada.
As provas escritas especializadas estavam previstas para serem aplicadas entre os dias 21 e 22 de março, agora ocorrerão entre os dias 08 e 09 de fevereiro de 2020, o local ainda será divulgado pelo Ministério Público. As provas orais estavam previstas para ocorrerem entre 31 de agosto a 18 de setembro de 2020, agora serão aplicadas entre os dias 15 e 30 de junho de 2020, em locais e horários a serem divulgados.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
No novo edital consta que segunda via do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) estará disponibilizada pela banca até o dia 14 de outubro, às 20h e não mais até 23h59. A retificação do concurso excluiu do edital o item 9.5, que diz que os candidatos com deficiência visual poderiam solicitar provas em braile e eles teriam direito a provas nesse sistema de avaliação.
Os interessados podem realizar suas inscrições até o dia 11 de outubro, através do site da Fundep. O valor da taxa de inscrição será de R$304,00.
O concurso MP-MG ofertou um total de 50 vagas para a carreira de promotor de justiça, com salários iniciais de R$30.404,42. Os interessados em concorrer devem possuir bacharelado em Direito, experiência mínima de três anos em atividades jurídicas.
Os aprovados serão contratados em regime estatutário, ele garante a estabilidade dos servidores. As 50 oportunidades serão divididas da seguinte forma: 10 para candidatos negros, 5 para candidatos com deficiência e 35 para ampla concorrência.
As cinco etapas do concurso serão: provas especializadas, prova preambular, exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, provas orais, sindicância da vida pregressa e avaliação de títulos (classificatório). A primeira etapa será a prova preambular, ou objetiva, que tem data prevista para ser aplicada no dia 24 de novembro.
Os candidatos aprovados serão encaminhados para a segunda etapa, composta pelas provas escritas, que tem data provável para serem aplicadas nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020, onde será cobrada uma dissertação ou uma peça processual, com valor de quatro pontos.
Os aprovados ainda passarão por provas discursivas, contendo três questões dissertativas, cada uma com valor de dois pontos. Os aprovados em todas as etapas devem ser convocados dentro do período de validade do concurso que é de dois anos, prorrogável por mesmo período de tempo, a contar pela data de homologação dos resultados finais.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.