Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Validade do concurso TJ ES é estendida e mais aprovados podem ser chamados

O concurso do TJ ES realizado em 2023 teve seu prazo de validade estendido por mais dois anos, possibilitando futuras convocações adicionais. Confira!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 03/09/2025 às 13h17

Compartilhe:

Os candidatos aprovados no concurso do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ ES) de 2023, que ofereceu vagas para analista, receberam uma boa notícia: a validade do certame foi estendida por mais dois anos, o que pode resultar em convocações adicionais.

O anúncio foi feito pelo Judiciário do Espírito Santo na semana passada, e a nova validade se estende até 22 de setembro de 2027.

De acordo com o TJ ES, a decisão foi proposta pela Presidência e aprovada por unanimidade pelos desembargadores do Pleno.

"A prorrogação (...) leva em consideração a existência de candidatos aprovados no cadastro de reserva e a necessidade contínua de reposição do quadro de pessoal da Justiça estadual, além de respeitar os princípios da economicidade e eficiência administrativa, já que aproveita os recursos públicos investidos na realização do concurso", afirmou o TJ ES. Na prática, isso significa que o órgão utilizará o cadastro de reserva para nomear mais aprovados, o que é considerado um processo mais rápido e econômico do que realizar um novo concurso.

Concurso TJ ES: cargos e detalhes

O edital do concurso TJ ES, divulgado em janeiro de 2023, ofereceu 128 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para o cargo de analista judiciário, em diversas áreas, incluindo:

Analista Judiciário - Área Administrativa

Analista Judiciário - Apoio Especializado: Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Letras (Licenciatura), Medicina do Trabalho, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Taquigrafia

Analista Judiciário - Área Judiciária: Comissário de Justiça da Infância e Juventude, Direito, Execução Penal, Oficial de Justiça Avaliador

Analista Judiciário Especial - Área Judiciária: Contador

Os candidatos precisaram apresentar diploma de nível superior na área correspondente, emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para algumas especialidades, também foi necessário registro no conselho de classe.

O salário inicial era de R$6.713, exceto para o cargo de analista judiciário especial, que tinha remuneração de R$9.596,81.

Processo seletivo do concurso TJ ES

Os participantes foram submetidos a provas objetiva e discursiva.

A prova objetiva consistiu em 120 questões, divididas em 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

A prova discursiva exigiu a redação de um texto dissertativo de até 30 linhas sobre o tema: "Crise Yanomami: múltiplas dimensões de uma tragédia humanitária".

Além disso, os candidatos à especialidade de Taquigrafia passaram por uma prova prática de apanhamento taquigráfico.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: