A primeira turma do Curso de Formação de Praças (CFP) foi finalizada em agosto deste ano e concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte conta com um total de 6.003 cargos vagos. Os 1.023 alunos do CFP passarão por oito fases de avaliações.
A segunda turma deve contar com mais de 300 alunos e a previsão é que seja iniciada no dia 4 de janeiro de 2021. Esse número de alunos será possível por conta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi firmado entre Ministério Público e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Foi o TAC, que ampliou o número de vagas do CFP.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
No último sábado (26), a PM RN divulgou por meio do Diário Oficial do Estado, uma relação de candidatos indicados e contraindicados na etapa de investigação social. Os candidatos podem coferir as respostas aos recursos interpostos contra o resultado dessa etapa, na próxima terça-feira (29) Subsecretaria de Recursos Humanos - SRH/SEAD, que fica na BR 101 KM 0, Centro Administrativo Rio Grande do Norte, S/N - Lagoa Nova, RN, 59064-901.
Os atendimentos serão realizados de forma individual, por ordem de chagada, das 8h às 12h. O Curso de Formação de Praças do concurso PM RN deu início a primeira turma no dia 2 de janeiro deste ano. A carga horária foi de 1.430 horas aula, distribuídas em 240 dias letivos.
O CFP tem como principal objetivo habilitar os candidatos aprovados a exercer a função de Soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Durante o curso, os alunos têm direito a bolsa no valor do salário-mínimo e ficam sujeitos a regime de dedicação por tempo integral.
O curso de formação possui caráter classificatório e eliminatório, e é realizado nas unidades da instituição, tanto na capital quanto nos polos regionais. Durante o período do curso, as atividades podem ser realizadas em horários diurno e noturno, incluindo fins de semana e feriados.
O concurso PM RN foi aberto em janeiro de 2018, mas foi interrompido por algumas vezes. Devido a inconsistências encontradas, o edital chegou a ser republicado. A principal inconsistência era referente ao nível se escolaridade cobrado para o cargo, que inicialmente era necessário possuir nível médio e passou a ser de nível superior.
A previsão inicial era de que o edital do concurso PM RN preenchesse mil vagas na carreira de soldado. Mas, com o novo acordo firmado com MP RN o quantitativo de vagas foi ampliado e serão preenchidas com os aprovados nas duas turmas do curso de formação.
Para ingressar na carreira fé necessário possuir nível superior de escolaridade, idade entre 21 e 30 anos, carteira de habilitação na categoria B e idade entre 21 e 30 anos.
O concurso atraiu 12.841 candidatos inscritos, mas cerca de 60% dos concorrentes não compareceram na aplicação das provas objetivas. Após a conclusão do curso de formação, o soldado na classe inicial da carreira recebe salário de R$2.904,00, mas o valor pode ter sofrido alterações com o passar do tempo, pois, é referente ao ano de publicação do edital.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.