Mais de 1 mil candidatos do concurso para professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizado no domingo (11), em Teresina, tiveram provas canceladas e tiveram de fazer um novo exame no dia 15 de janeiro, no campus central do instituto. A nova data foi anunciado no site da instituição. O cancelamento foi realizado devido a oscilações de energia em alguns pontos de aplicação e ainda atraso na entrega da prova.
Segundo a presidente da comissão de concursos do IFPI, Gilvanete Azevedo, deverão fazer as novas provas 1.200 candidatos das áreas de direito, disciplinas pedagógicas, agropecuária e zootecnia que foram prejudicados pelo atraso na realização das provas, pelas oscilações de energia elétrica no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e também aqueles que se sentiram prejudicados pela mudança de locais de aplicação.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A presidente conta que houve foi um conflito de agenda. O setor de esportes da UFPI que seria utilizado para a realização do exame, disse que haveria um evento na mesma data do concurso e por isso os inscritos foram remanejados para o Centro de Ciências da Educação (CCE).
“A alteração se deu por conta de um conflito de agenda. Solicitamos o espaço e recebemos formalmente o deferimento de utilização. Só que, dias antes da realização das provas recebemos a notícia que haveria outro evento no local”, afirmou.
Gilvanete anunciou que o IFPI divulgou a mudança de local de aplicação em sua página na internet. A presidente ainda informa que os atrasos das aplicações no turno da tarde foram ocasionados por oscilações de energia na UFPI durante a manhã e por atrasos na entrega dos pacotes de provas. A aplicação para os candidatos a técnicos acabou se estendido, atrasando a aplicação das provas para os candidatos a professores à tarde.
Segundo o IFPI, cerca de 18 mil pessoas se inscreveram no concurso. Das 23 áreas para professores apenas três foram prejudicadas pelos atrasos.
“Em prol do atendimento ao candidato e da preservação do seu direito de fazer as provas, o bom senso e a prudência nos recomendou que tomássemos essa decisão do adiamento das provas. De fato não havia clima emocional e nem operacional que possibilitasse a realização dessas três áreas”, encerrou.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.