O Corpo de Bombeiros da Paraíba realizou a decisão de suspensão de demais fases do Concurso CBM-PB para o Curso de Formação de Oficiais 2020, em virtude do risco de contaminação pelo Covid-19, o novo Coronavírus.
O fato decisivo teve comunicação através de um Ato, divulgado na última segunda-feira, 23. O parecer considerou o Decreto nº 40.134, de 20 de março de 2020, que faz a declaração do estado de calamidade em virtude da grave crise de saúde pública que decorre da pandemia.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O órgão fez a recomendação de que os concorrentes atentem-se às divulgações em seu endereço eletrônico e em Diário Oficial, porque, depois do aval do Governo do Estado da Paraíba, haverá remarcação do dia para os Exames adiados.
As fases em adiamento dos testes médicos estavam definidos para 2 de abril, e o Teste de Aptidão Física (TAF), que teve agendamento para 15, 16 e 17 de abril.
Conforme o ato divulgado, os testes médicos solicitados no item 10.4.2.3 do Edital, que tenham expedição em 60 dias passados à 2 de abril de 2020, terão consideração válida.
O concurso CBM-PB disponibiliza 10 oportunidades de ensino médio com remuneração inicial de R$2.924,89. Depois da conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2020, na função de 2º tenente, os bombeiros terão um salário de R$ 7.253,26.
O valor terá composição pelo soldo, gratificação de habilitação, vale alimentação e bolsa desempenho.
Para participar, além de comprovação da escolaridade, havia a necessidade de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, ano de abertura do processo seletivo. A nota no Enem teve referência ao primeiro procedimento do Concurso para ingressar no CFO 2020.
Na segunda fase, os concorrentes procederam um teste psicológico. E terão, ainda, um teste de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF) e prova social (somente para os matriculados no curso de formação).
Os candidatos aptos em todas as etapas do Concurso terão convocação para o curso de formação, que terá procedimento no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba (Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa), em João Pessoa, no Estado da Paraíba.
O curso durará por 3 anos letivos, integralmente, com regime exclusivo.
O concurso do Corpo de Bombeiros-PB terá validade por 30 dias, a contar a homologação inicial do resultado final e pode ter prorrogação por mais um mês.
Nesse período, os aprovados terão convocação.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.