Concurso PM BA é retomado e resultado preliminar sai em breve

19/05/2020 17h18 - Atualizado em 20/05/2020 11h18

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O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, informou na última sexta-feira (15) por meio de uma live, que o concurso PM BA e Bombeiros BA foi retomado. A seleção ficou suspensa por três meses. Ainda de acordo com o governador, o resultado preliminar do concurso será divulgado por meio do site do IBFC, organizador a partir de terça-feira, dia 19.

Após a homologação dos resultados finais, os aprovados passarão ainda pelas etapas de: Avaliação Psicológica, Teste de Aptidão Física, Exames Médicos-Odontológicos, Exame de Documentação, Investigação Social e
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O prazo de validade do concurso PM BA será de dois anos, prorrogável por mesmo período, a contar pela data de homologação dos resultados finais. A suspensão do concurso PM BA e Bombeiros BA ocorreram por uma decisão judicial e no dia 12 de fevereiro a notícia foi publicada no site da IBFC.

O documento foi assinado pelas principais autoridades ligadas a seleção como, secretário de administração do Estado da Bahia, Edelvino Filho, o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Macêdo e o comandante da PM, Anselmo Brandão. A decisão foi proferida a pedido da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, determinante em 16 de janeiro e entrando em vigor após a aplicação das provas objetivas e discursivas.

O edital ficou suspenso até o julgamento final do mérito ou até que a modificação da mencionada decisão judicial. O MP-BA alegou na época que o edital de abertura possuía exigências absurdas.

A ação proferida cita que os editais violam os direitos dos candidatos, assim como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, igualdade de gênero, razoabilidade, proporcionalidade e etc. Pois, as candidatas teriam que realizar exames considerados invasivos e que não são aplicados aos candidatos do sexo masculino.

Publicado em outubro do ano passado, o concurso PM BA e Bombeiros BA, ofertou 1.250 oportunidades no cargo de soldado. Para concorrer foi exigido nível médio de escolaridade, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, mínimo de 18 e máximo de 30 anos completos, e carteira nacional de habilitação na categoria B.

Os aprovados receberão salário de R$3 mil. a contratação é em regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia dos servidores. As mil vagas da Polícia Militar para soldado estão divididas da seguinte maneira: 900 para homens e 100 para mulheres, ainda foram reservas vagas de cotas para pessoas negras.

Os aprovados da Polícia Militar serão lotados em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Alagoinha. Já as 250 oportunidades do Corpo de Bombeiros, estão distribuídas da seguinte maneira: 207 para homens e 43 para mulheres, foram reservadas também vagas para pessoas com deficiência física.

As regiões contempladas são: Salvador e RMS, além de Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Ituberaba, Paulo Afonso. Os candidatos escolheram a região que pretendiam concorrer no ato de inscrição. O salário ofertado para o cargo de Soldado Militar foi de R$3.410,68. O cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros possui salário de R$3.410,68.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC, organizador da seleção, foram registradas 99.560 inscrições para o cargo de soldado na Polícia Militar e 12.775 e 12.775 para o Corpo de Bombeiros, no mesmo cargo. Ambos os cargos exigem nível médio de escolaridade.

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Concurso INSS: Edital com 9.229 vagas é aprovado

Os candidatos que pretendem prestar o concurso INSS já devem começar a se preparar.

Um novo Concurso INSS com 9.229 vagas foi aprovado durante votação da Proposta Orçamentária da Previdência Social para o exercício de 2024, conforme resolução CNPS/MPS N. 1.354 publicada no Diário Oficial da União.

A expectativa é de que o processo seletivo seja realizado no primeiro semestre de 2024.

As 9.229 vagas citadas no documento se dividem entre os seguintes cargos:

Técnico do Seguro Social: 5.819 vagas de Nível Médio.

Analista do Seguro Social: 1.836 vagas de Nível Superior.

Perito Médico Federal: 1.574 vagas.

As vagas serão distribuídas para todo o Brasil, conforme a necessidade do órgão.

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A remuneração inicial para o cargo de nível médio é atualmente de R$ 6.169,93, incluindo o auxílio-alimentação de R$ 658. Já para os analistas, o valor inicial é de R$ 9.767,20, com a mesma carga horária de 40 horas semanais.

O regime de contratação do INSS é o estatuário, ou seja, garante estabilidade, o servidor só poderá ser demitido se cometer alguma falta grave.

É necessário ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse. Não há exigência de idade máxima.

Confira 6 motivos para participar do concurso INSS.

1 - Possibilidade de ascensão:
Os salários dos servidores aumentam conforme as progressões na carreira.

2 - Estabilidade:
O regime estatutário garante a estabilidade financeira e empregatícia.

4 - Qualidade de vida:
Devido a estabilidade garantida pelo regime estatutário, as ótimas remunerações com possibilidades de progressões e as jornadas de trabalho de 40 horas semanais, os contratados pelo órgão após aprovação no concurso público poderão contar com uma excelente qualidade de vida.

5 - Oportunidades para todo o Brasil:
As provas do concurso INSS serão aplicadas por todo o país, de maneira que os concurseiros das mais diversas regiões poderão realizar as avaliações.

6 - Ampla oferta de vagas:
O concurso conta com uma grande oferta de 9.229 vagas.

As inscrições do concurso INSS ainda não foram abertas. A expectativa é de que o processo seletivo seja realizado no primeiro semestre de 2024.

Não importa se essa é sua primeira vez no mundo dos concursos, a chance de pelo menos uma vaga entre 9.229 oportunidades disponibilizadas existe e você pode garantir uma delas.

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