Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Concurso PM e Bombeiros da Bahia poderá ser suspenso

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

Foi noticiado que o concurso PM e Bombeiros do Estado da Bahia poderá ser suspenso antes mesmo dos candidatos realizarem todas as provas. O pedido de suspensão foi realizado pelo Ministério Público do estado, sob responsabilidade da promotora de Justiça Rita Tourinho, que alega que o edital de abertura faz exigências absurdas e por isso deve ser suspenso.

A promotora argumentou que os editais violam os direitos dos candidatos, assim como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, no sentido da razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero. A seleção exige, segundo a promotora, exames invasivos para as candidatas do sexo feminino, o que não ocorre no caso dos homens.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

Uma nota de esclarecimento foi publicada na última sexta-feira, 17, pela administração, por meio do site do IBFC, organizador, com objetivo e de esclarecer o assunto e tranquilizar os candidatos inscritos para a seleção. o aviso dizia que as provas que estavam marcadas para o dia 19, domingo, seriam realizadas normalmente, de acordo com o previsto no edital de convocação.

A decisão da desembargadora, Dinalva Gomes Pimentel, determina que suspensão do concurso só poderá ocorrer após a realização das provas. De acordo com a PM-BA, a decisão não afeta a realização das provas. Porém, o comunicado informa que a Saeb ainda não havia sido notificada sobre essa decisão judicial. Após a notificação, a Procuradoria Geral do Estado deverá tomar as medidas cabíveis à situação.

De acordo com a Saeb, cerca de 20,7% dos candidatos do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia faltaram a realização das provas objetivas. As provas foram plicadas em Salvador e em seis outros municípios do estado da Bahia, em caráter classificatório e eliminatório.

Um candidato à Saeb falou que prestou concurso para o órgão em 2017 e mesmo com boa nota não conseguiu ficar dentro do quantitativo de vagas ofertadas. Segundo ele, desta vez voltou com foco no objetivo de ser aprovado, pois, procura a estabilidade oferecida pelo Estado, buscando a realização do sonho de ser policial.

Os aprovados na primeira fase da seleção ainda passarão por outras etapas, que são: avaliação psicológica, avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, exame de documentação, investigação social, teste de aptidão física e o curso de formação.

O edital de abertura do concurso foi publicado e outubro, ofertando 1.250 vagas, sendo 250 para o Corpo de Bombeiros e mil para a PM. Os aprovados receberão salário inicial de R$3.410,68 e para concorrer é necessário possuir nível médio completo. As contratações serão em regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia dos servidores.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br