Concurso Ebserh: Cadastro Reserva para Médicos nos Hospitais Universitários do RJ

Hospitais universitários do Rio de Janeiro oferecem novas oportunidades para médicos no concurso Ebserh. Confira a lista completa!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 14/01/2026 às 13h19

Compartilhe:

As inscrições para o concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estão abertas até 30 de janeiro, oferecendo vagas na área Médica para hospitais universitários administrados pela estatal. No estado do Rio de Janeiro, as oportunidades estão disponíveis em três instituições: o Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (HUAP-UFF), o Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUSE-Unirio) e o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ).

Embora o edital preveja vagas imediatas, para os hospitais do Rio de Janeiro, as oportunidades são apenas para formação de cadastro reserva para médicos. Os candidatos aprovados integrarão uma lista de espera, que poderá ser utilizada durante o prazo de validade do concurso, que é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Transforme suas resoluções de Ano Novo em uma aprovação com o concurso Ebserh. Confira as especialidades médicas disponíveis em cada hospital universitário do Rio de Janeiro:

No HUAP-UFF, as especialidades incluem Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, entre outras. No HUSE-Unirio, há vagas para áreas como Angiologia, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Hematologia e Oncologia Pediátrica. Já no CH-UFRJ, as especialidades abrangem desde Alergia e Imunologia Pediátrica até Transplante de Medula Óssea.

Os requisitos para candidatura incluem graduação em Medicina, residência médica ou título de especialista na área desejada, além de registro no Conselho Regional de Medicina. A remuneração oferecida é de R$11.464,35, com reserva de vagas para grupos específicos, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pretas e pardas.

Além das oportunidades no Rio de Janeiro, o concurso oferece 152 vagas imediatas e cadastro de reserva para outros 42 hospitais universitários federais e para a Administração Central da Ebserh. Os contratados serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Os candidatos devem preencher um formulário com informações sobre o cargo, unidade e cidade onde desejam realizar a prova. A taxa de inscrição é de R$180 e deve ser paga até 2 de fevereiro.

As provas objetivas, que têm caráter eliminatório e classificatório, estão agendadas para 29 de março, no período da tarde, das 14h às 18h, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, além de outras cidades específicas. Os candidatos responderão a 60 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Legislação Ebserh, Políticas Públicas de Saúde e Educação, e Conhecimentos Específicos. Para ser aprovado, é necessário obter pelo menos 30 dos 60 pontos possíveis.

Os aprovados na prova objetiva participarão de uma etapa classificatória de prova de títulos, onde serão avaliadas especializações acadêmicas e produções científicas.