Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Notas Mínimas do CNU 2025: Fundaj Lidera com 125 Pontos em Cultura e Educação

O Governo Federal anuncia as notas de corte para a prova discursiva do CNU 2025. Veja as pontuações por bloco!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 13/11/2025 às 13h40

Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, foram anunciadas as notas mínimas necessárias para avançar no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. Essas notas determinam quem será chamado para a prova discursiva e as etapas subsequentes. Além disso, foi divulgada a nota mínima aplicada na ação de equiparação de gênero.

A equipe de reportagem do jornal realizou uma análise das notas mais altas e mais baixas por bloco temático, com base na lista de ampla concorrência geral.

No nível superior, que abrange os blocos de 1 a 7, a maior nota mínima foi registrada no bloco 2, referente a Cultura e Educação, para o cargo de pesquisador em Ciências Humanas e Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com 125 pontos. Por outro lado, a menor nota mínima nesse nível foi de 53 pontos, exigida para diversos cargos de médico no bloco 1, que trata de Seguridade Social.

Para o nível médio e técnico, que corresponde aos blocos 8 e 9, a nota mínima mais alta foi de 57 pontos, necessária para o cargo de técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool, combustível e gás natural, no bloco 9. A menor nota mínima nesse nível foi de 30 pontos, aplicada aos cargos de técnico de enfermagem em enfermarias e terapias intensivas, técnico em pesquisa e investigação biomédica no laboratório aplicado à primatologia e técnico em primatologia, todos do bloco 8.

Abaixo, segue a lista completa das notas mínimas por bloco:

Bloco 1: Seguridade Social - Saúde, Assistência Social e Previdência Social
- Nota mínima mais alta: Analista do Seguro Social - Psicologia (B1-05-N): 117 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Diversos cargos de médico, incluindo Endocrinologista, Terapia Intensiva, Cardiologia, entre outros: 53 pontos.

Bloco 2: Cultura e Educação
- Nota mínima mais alta: Pesquisador - Ciências Humanas e Sociais (B2-05-A): 125 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica - Arquivologia (B2-10-B): 104 pontos.

Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Nota mínima mais alta: Tecnologista - Tecnologia da Informação (B3-02-N) e Analista em Ciência e Tecnologia - Ciências de Dados (B3-09-B): 107 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Tecnologista - Hipersônica Experimental: 77 pontos.

Bloco 4: Engenharia e Arquitetura
- Nota mínima mais alta: Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural - Engenharia (B4-01-A): 103 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Engenheiro de Tecnologia Militar - Engenharia Naval (B4-04-D): 75 pontos.

Bloco 5: Administração
- Nota mínima mais alta: Analista de Ciência e Tecnologia (B5-07-A): 120 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Estatístico (B5-11-B e B5-15-B): 92 pontos.

Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Nota mínima mais alta: Especialista em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool Combustível e Gás Natural - Geral (B6-01-A) e Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual (B6-02-A): 117 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (B6-03-A): 101 pontos.

Bloco 7: Justiça e Defesa
- Nota mínima (único cargo): Analista Técnico de Justiça e Defesa (B7-01-A): 103 pontos.

Bloco 8: Intermediário - Saúde
- Nota mínima mais alta: Técnico em Atividades Médico-Hospitalares (B8-01-A): 39 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Técnico Classe A-I - Enfermagem oncológica adulto e pediátrico, Técnico de Enfermagem - Enfermarias e Terapias Intensivas, Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica - Laboratório aplicado à primatologia e Técnico em primatologia: 30 pontos.

Bloco 9: Intermediário - Regulação
- Nota mínima mais alta: Técnico em Regulação de Petróleo e Derivados, Álcool, Combustível e Gás Natural - Química e Geral: 57 pontos.
- Nota mínima mais baixa: Técnico em Atividades de Mineração: 42 pontos.

Os candidatos podem consultar as notas mínimas para a segunda fase do CNU 2025, conforme divulgado pelo Governo Federal. Ao todo, 42.499 candidatos foram aprovados para a segunda etapa, sendo 24.275 mulheres (57,12%) e 18.217 homens (42,86%). Todos os aprovados participarão da prova discursiva, agendada para 7 de dezembro. O concurso teve aprovados em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

A prova discursiva, marcada para um domingo, 7 de dezembro, será realizada em todo o país. Para os candidatos de nível médio, a prova consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa, enquanto para os de nível superior serão exigidas duas questões discursivas.

O CNU 2025 introduziu ações afirmativas para promover a igualdade de gênero na seleção. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assegurou a paridade de participação entre homens e mulheres na fase discursiva. Quando o número de mulheres classificadas foi inferior a 50%, candidatas adicionais foram convocadas até atingir esse percentual. Essa medida foi aplicada proporcionalmente a todos os cargos, especialidades e cotas do edital. Sem a ação afirmativa, a participação feminina seria de 49,4%.

No cargo de analista técnico de Justiça e Defesa do bloco 7, por exemplo, inicialmente seriam 888 mulheres e 1.490 homens classificados. Com a equiparação, os 1.490 homens permanecem, e 731 mulheres adicionais foram chamadas para garantir a igualdade na disputa.

O CNU de 2025 oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários de até R$18,7 mil. A primeira etapa, composta por uma prova objetiva, ocorreu em 5 de outubro em 288 cidades do Brasil. Apesar de mais de 760 mil inscrições esperadas, a taxa de ausência foi de 42,8%, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. Para cargos de nível médio, foram aplicadas 68 questões objetivas, enquanto para nível superior foram 90 questões, divididas entre Conhecimentos Gerais e Específicos.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: