Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Mulheres são maioria entre aprovados para 2ª fase do CNU 2025, com 57% do total

Os resultados da prova objetiva do CNU 2025 já podem ser consultados. Observe como a equiparação contribuiu para melhorar a classificação das mulheres.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 16/11/2025 às 13h17

Compartilhe:

Foi anunciada a lista dos aprovados para a segunda etapa do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), que consiste em uma prova discursiva. Ao todo, 42.499 candidatos foram selecionados para participar dessa fase, agendada para o dia 7 de dezembro.

Com a adoção da política de equidade de gênero pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), 24.275 mulheres foram chamadas, representando a maioria dos participantes na segunda fase.

Essa política elevou a participação feminina para 57,12%, sem excluir os homens que atingiram o número mínimo de acertos necessários.

A medida se inspira em seleções anteriores, como o concurso para diplomatas do Itamaraty.

O objetivo é reduzir as disparidades observadas na primeira edição do CNU, quando 56% dos inscritos eram mulheres, mas apenas 37% foram aprovadas.

Entenda a política de equidade de gênero no CNU 2

A regra é aplicada por cargo e modalidade. Se a porcentagem de mulheres entre os aprovados for inferior a 50%, mais candidatas que atingiram a pontuação mínima serão convocadas até que se alcance a paridade.

Nenhum homem com nota mínima é excluído. A lista é apenas ampliada para incluir mulheres elegíveis, equilibrando a competição.

Como ficou a classificação com a política de equidade no CNU 2

A prova discursiva ocorrerá em 7 de dezembro, com 42.499 convocados, conforme o MGI. Desse total, 24.275 são mulheres (57,12%) e 18.217 são homens (42,86%).

Segundo o governo, sem a política de equidade, a distribuição seria de 50,6% homens e 49,4% mulheres, com um desequilíbrio maior em cargos dominados por homens.

As convocações respeitaram o mínimo de acertos por cargo. Candidatas empatadas na nota mínima também foram incluídas.

As estatísticas do Ministério mostram que as mulheres predominaram nos blocos 1, 2 e 5, mas em alguns cargos, ficaram abaixo de 50%. Nesses casos, ajustes pontuais foram feitos.

Nos Blocos 3 e 4, as mulheres não atingiram 50% do total devido à falta de candidatas com as pontuações mínimas em certos postos.

No Bloco 8, a equiparação não foi necessária, pois as mulheres já eram maioria entre as candidatas e aprovadas para todos os postos.

Retificação publicada após resultados da prova objetiva

Após a divulgação dos resultados das provas objetivas do CNU 2, uma nova retificação do edital foi publicada. Houve alterações nas tabelas de pontuação da avaliação de títulos, nos critérios de desempate e no cronograma.

O MGI planeja publicar no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, as convocações para a prova discursiva. Na mesma data, serão anunciadas as convocações para a avaliação de títulos, por upload, e para os procedimentos de verificação das cotas.

Próximas datas:

- Convocação para a prova discursiva: 14 de novembro de 2025;
- Convocação para a avaliação de títulos (via upload): 14 de novembro de 2025;
- Envio dos títulos para avaliação: 14 a 19 de novembro de 2025;
- Convocação para verificação das condições para vagas reservadas (pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência): 14 de novembro de 2025.

Com a retificação, a fase 6, que inclui defesa de memorial e prova oral, passou a ser eliminatória e classificatória. Os critérios de desempate para cargos de nível médio também foram ajustados, sem considerar a maior pontuação em Conhecimentos Específicos.

Detalhes sobre a prova discursiva do Concurso Unificado

A prova será realizada no dia 7 de dezembro, um domingo, em todo o país.

Para os candidatos de nível médio, a prova discursiva consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.

Já para os cargos de nível superior, serão exigidas duas questões discursivas.

O CNU de 2025 oferece um total de 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários de até R$18,7 mil. A primeira fase, a prova objetiva, foi realizada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: