Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Mais de 1 milhão de professores fazem a Prova Nacional Docente neste domingo, 26/10

Mais de 1 milhão de candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) já podem verificar os locais de prova. Consulte os horários e outras orientações importantes!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 23/10/2025 às 16h27

Compartilhe:

No próximo domingo, 26 de outubro, ocorrerá a Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como o Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores. Os candidatos já podem consultar os locais onde realizarão a prova.

Mais de um milhão de inscritos têm a possibilidade de verificar o local do exame acessando o Sistema PND. Ao inserir suas informações pessoais, os participantes poderão visualizar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que contém detalhes sobre o endereço, sala e horário da prova. O CCI também indica se o candidato terá atendimento especializado ou será tratado por nome social.

Embora não seja obrigatório, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que os participantes imprimam e levem o CCI no dia do exame.

O disponibilizou as principais informações sobre a PND, incluindo horários, itens necessários e proibidos. Confira abaixo.

Orientações para a PND

A PND será realizada à tarde, com os seguintes horários:

- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início da prova: 13h30;
- Encerramento da prova: 19h.

Os participantes poderão sair da sala com o caderno de questões apenas nos últimos 30 minutos do exame.

No dia da prova, os candidatos devem levar:

- Documento de identificação original com foto (como RG, CNH ou Passaporte). Documentos digitais serão aceitos nos aplicativos oficiais correspondentes;
- Caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.

Conforme o edital, será desclassificado o candidato que:

- Estiver com itens fora do envelope porta-objetos (fornecido pelo chefe de sala), como óculos escuros, chapéus, canetas não transparentes, lápis, borrachas, réguas, livros, anotações, protetores auriculares ou qualquer tipo de relógio.
- Carregar dispositivos eletrônicos desligados e desativados (como celulares, tablets, smartwatches, calculadoras, pen drives, fones de ouvido, etc.) fora do envelope lacrado. Se o dispositivo emitir qualquer som, mesmo lacrado, o candidato será eliminado.
- Não mantiver os dispositivos eletrônicos desligados, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, debaixo da carteira, desde a entrada até a saída definitiva do local de prova.
- Deixar a sala de prova, em definitivo, antes de duas horas do início do exame.
- Não entregar o cartão-resposta ao sair da sala.

Detalhes sobre a Prova Nacional Docente

A PND será composta pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade das Licenciaturas).

Os participantes responderão a questões de Formação Geral Docente, comum a todas as áreas, e ao Componente Específico, específico para cada área de avaliação das licenciaturas.

A seção de Formação Geral incluirá 30 questões de múltipla escolha sobre situações-problema e uma questão discursiva que avaliará clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática.

A parte de Conhecimentos Específicos terá 50 questões de múltipla escolha, abordando situações-problema e estudos de caso.

Próximas datas da Prova Nacional Docente:

- Aplicação da PND: 26 de outubro;
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
- Período para recurso do gabarito preliminar e da questão discursiva: 28 a 29 de outubro;
- Resultado dos recursos: 10 de novembro;
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro;
- Divulgação da correção preliminar da questão discursiva: 25 de novembro;
- Período para recurso da correção da questão discursiva: 25 a 26 de novembro;
- Resultado final: 10 de dezembro.

PND conta com mais de 1 milhão de inscritos

O Ministério da Educação informou que a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) registrou 1.086.914 inscrições.

São Paulo lidera com o maior número de inscritos (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230).

Entre as cidades, São Paulo é a que mais se destacou (84.633), seguida pelo Rio de Janeiro (28.765) e Brasília, incluindo outras cidades do Distrito Federal (18.754).

Os candidatos puderam escolher entre 17 áreas de Licenciatura. Segundo o MEC, Pedagogia foi a área com mais inscrições, totalizando 560.576.

Podiam se inscrever:

- Estudantes que realizarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade);
- Professores interessados em participar de concursos ou seleções promovidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios que utilizem o resultado da PND como critério de admissão.

A inscrição na PND não substitui a necessidade de inscrição em concursos ou seleções de interesse dos participantes, que serão organizados pelos entes federativos.

Entenda o CNU dos professores

A PND é popularmente chamada de Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores, mas não se trata de um concurso público propriamente dito.

Ela serve como um incentivo para a abertura de mais concursos para professores e para aprimorar a seleção de novos profissionais.

Até o momento, 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do Brasil aderiram à proposta de utilizar a nota da PND como etapa única ou complementar em seus concursos e processos seletivos para professores. Veja a lista completa aqui!

Há a possibilidade de usar apenas a nota da PND ou de incluir etapas adicionais, como provas práticas e avaliação de títulos.

Cada rede de ensino estadual ou municipal deve publicar o edital do seu concurso ou ato normativo, regulamentando o uso da PND, para que os professores possam se inscrever.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: