Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Locais de Prova do Enam 2025 Disponíveis no Site da FGV; Exame Será em 26 de Outubro

Os participantes da 2ª edição do Enam 2025 já têm acesso aos locais de prova no site da organizadora. Confira as informações!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 21/10/2025 às 11h09

Compartilhe:

Os candidatos inscritos na segunda edição do Exame Nacional de Magistratura de 2025 (Enam 2025) já podem verificar onde realizarão suas provas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV).

As provas estão agendadas para o domingo, dia 26 de outubro, e ocorrerão à tarde, das 13h às 18h, conforme o horário de Brasília.

O exame será composto por 80 questões de múltipla escolha, cada uma apresentando cinco opções, mas apenas uma correta.

Os candidatos deverão demonstrar conhecimento nas seguintes disciplinas:

- Direito Constitucional, incluindo possíveis questões de Direito Constitucional do Trabalho, Direito Constitucional Tributário e Normas Constitucionais de Processo Penal: 16 questões;
- Direito Administrativo: 10 questões;
- Noções Gerais de Direito e Formação Humanística: 6 questões;
- Direitos Humanos: 6 questões;
- Direito Processual Civil: 12 questões;
- Direito Civil: 12 questões;
- Direito Empresarial: 6 questões;
- Direito Penal: 12 questões.

Para ser considerado aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 56 questões, o que corresponde a 70% do total.

O edital também especifica que candidatos autodeclarados negros ou indígenas devem acertar no mínimo 40 questões, ou seja, 50% do total, para serem aprovados.

O que é necessário levar para o Enam?

No dia 26 de outubro, os candidatos devem portar:

- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente;
- Documento de identidade original;
- Comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Os participantes devem permanecer na sala de prova por no mínimo três horas após o início. Somente nos últimos 30 minutos será permitido levar o caderno de prova.

Candidatos que forem flagrados com dispositivos eletrônicos, relógios, óculos escuros, protetores auriculares, lápis, borrachas, marca-textos, chapéus, bonés ou gorros serão desclassificados.

É permitida a entrada de alimentos e bebidas, desde que estejam em embalagens transparentes, como garrafas de água, suco, refrigerante e embalagens de snacks (biscoitos, barras de cereais, chocolates, balas, etc.).

CNJ encerra processo e banca reabre envio de documentos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encerrou o Procedimento de Controle Administrativo (PCA) que investigava uma possível falha no sistema de inscrições da quarta edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam 2025.2).

Conforme divulgado, mais de 4 mil inscrições para a quarta edição do Enam foram recusadas.

O motivo padrão para o cancelamento em massa das inscrições foi a falta de envio de documentação comprobatória, como o diploma de conclusão do curso de Direito.

O conselheiro José Rotondano, relator do caso, decidiu pelo arquivamento das investigações após esclarecimentos fornecidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A instituição assegurou que não houve falha sistêmica no envio dos documentos comprobatórios de conclusão do curso de Direito.

A Enfam também informou que o índice de 14,36% de indeferimento das inscrições no Enam 2025.2 é semelhante ao das edições anteriores do exame.

Apesar disso, a Enfam anunciou que a Fundação Getulio Vargas, responsável pela organização do exame, reabrirá um link específico para que os candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas por falta de envio do comprovante de Direito possam enviar a documentação.

O prazo para o envio da documentação está aberto até as 16h de terça-feira, 21 de outubro.

Enam é requisito para concursos da magistratura

O Enam é um exame obrigatório para aqueles que desejam participar de concursos para juiz em todo o Brasil. A prova tem caráter habilitatório e é semelhante ao Exame da OAB.

A participação e a obtenção do certificado de habilitação são requisitos para disputar vagas na magistratura em:

- Tribunais Regionais Federais (TRFs);
- Tribunais de Justiça dos estados e do Distrito Federal;
- Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs);
- Tribunais Militares.

O Exame Nacional da Magistratura não limita o número de aprovados. Seu objetivo é verificar se o candidato possui os conhecimentos mínimos necessários para ingressar em concursos de juiz.

Após a aprovação, o candidato recebe um certificado de habilitação, válido por dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Anualmente, são realizados dois Exames Nacionais da Magistratura, um no primeiro semestre e outro no segundo.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: