Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Bahia Anuncia Novos Concursos para Servidores Estaduais no Dia do Servidor Público

Os novos editais para concursos na Bahia serão divulgados em 28 de outubro. Veja a seguir quais órgãos podem ter novas oportunidades!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 22/10/2025 às 13h59

Compartilhe:

Na próxima terça-feira, 28 de outubro de 2025, data em que se celebra o Dia do Servidor Público, o governo da Bahia fará um anúncio sobre novos editais de concursos públicos. A expectativa é de que diversos órgãos estaduais sejam incluídos.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, revelou essa informação durante uma transmissão ao vivo no dia 14 deste mês. Ele mencionou ter recebido uma proposta da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB) referente aos próximos concursos que serão anunciados em breve. "Estamos nos preparando para, no dia 28 de outubro, divulgar concursos para servidores estaduais. Em breve, vocês saberão quais áreas serão abrangidas", afirmou o governador. Embora ainda não se saiba quais cargos estarão disponíveis, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 pode fornecer algumas pistas sobre as oportunidades que serão oferecidas aos interessados em ingressar no serviço público estadual.

Para a Administração Direta, estão previstos os seguintes provimentos:

- Procuradoria-Geral do Estado (PGE): 110 vagas
- Secretaria de Administração (Saeb): 40 vagas
- Secretaria de Fazenda: 200 vagas
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur): 40 vagas
- Secretaria de Infraestrutura (Seinfra): 40 vagas
- Secretaria do Meio Ambiente (Sema): 55 vagas

Na Administração Indireta, os concursos previstos para 2026 incluem:

- Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab): 200 vagas
- Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema): 55 vagas
- Universidade do Estado da Bahia (Uneb): 20 vagas
- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS): 99 vagas
- Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc): 130 vagas
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb): 20 vagas
- Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM): 60 vagas

Além das previsões para a Administração Direta e Indireta, o PLOA 2026 também sugere concursos para outros poderes. No Legislativo, há previsão de 22 vagas para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia. Para o Ministério Público, estão previstos 30 cargos, enquanto a Defensoria Pública deve oferecer 25 vagas em um novo concurso.

Apesar dessas previsões, o texto do Orçamento ainda precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, e as especialidades dos cargos ainda não foram definidas.

Os concursos na Bahia serão anunciados no dia 28.

Concurso da Polícia Civil da Bahia pode ser lançado ainda este ano

Embora o PLOA 2026 não mencione explicitamente, há expectativa de que um novo concurso para a Polícia Civil da Bahia (PC BA) seja divulgado ainda em 2025. O delegado-geral da corporação, André Viana, confirmou a intenção de lançar a seleção em breve. "Esperamos que seja o mais rápido possível. Estamos trabalhando para que isso aconteça este ano", afirmou. Ainda não há detalhes sobre o número de vagas, mas em abril, o delegado-geral mencionou a previsão de mais de mil oportunidades, incluindo cargos de delegado e investigador.

Em janeiro de 2025, o governo baiano sancionou a criação de 2.397 vagas na estrutura da Polícia Civil estadual, o que deve beneficiar o próximo concurso. Até agora, não está claro se o concurso seguirá as diretrizes da nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, que unifica os cargos de agente e escrivão na carreira de oficial investigador de polícia.

Sindicato pressiona por novo edital da Sefaz BA

O concurso para a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz BA), previsto no PLOA 2026, tem sido alvo de cobranças pelo Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF Sindical). Em um ofício enviado ao governador Jerônimo Rodrigues em 15 de julho, o sindicato destacou a urgência de publicar um novo edital com 150 vagas para auditor fiscal. O documento, assinado pelo presidente do IAF Sindical, Marcos Antônio da Silva Carneiro, aponta um cenário preocupante na Secretaria devido ao elevado número de aposentadorias e à diminuição progressiva do quadro de servidores.

Além da pressão do sindicato, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE BA) recomendou a realização de um novo concurso para efetivos. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do TCE, juntamente com um parecer favorável à contratação temporária de 75 servidores aprovados em uma seleção simplificada de 2020. Os conselheiros enfatizaram a importância de a Secretaria da Fazenda tomar medidas para assegurar a continuidade das atividades, reforçando a necessidade de um concurso público. O último concurso para auditor na Sefaz BA ocorreu em 2019.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: