Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Resultado da prova objetiva do concurso ANPD é divulgado

A banca Iades anunciou o resultado final da prova objetiva e a convocação para a fase de avaliação de títulos do concurso ANPD. Confira os detalhes aqui!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 10/09/2025 às 17h29

Compartilhe:

O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) anunciou os resultados finais da prova objetiva e a convocação para a fase de avaliação de títulos do concurso temporário da ANPD.

Os candidatos aprovados e convocados para a fase de títulos devem enviar a documentação necessária via SEDEX para o endereço fornecido pela organizadora, entre 12 e 16 de setembro de 2025.

A divulgação do resultado preliminar da etapa de títulos está programada para 29 de setembro.

As provas objetivas do concurso da ANPD ocorreram em 17 de agosto.

Os candidatos foram avaliados nas seguintes disciplinas:

- Língua Portuguesa e Redação Oficial: 8 questões (peso 1);
- Legislação Administrativa: 8 questões (peso 1);
- Cidadania: 4 questões (peso 1);
- Conhecimentos Específicos: 30 questões (peso 2).

Para ser considerado aprovado, era necessário atingir pelo menos 50% da pontuação total e não zerar em Língua Portuguesa.

O edital do concurso da ANPD, divulgado em maio deste ano, disponibiliza vagas para candidatos com formação de nível médio/técnico e superior.

Das vagas oferecidas, 213 são para contratação imediata, enquanto 1.704 são para cadastro de reserva, podendo ser chamadas durante a validade do concurso.

Distribuição das vagas:

Nível médio/técnico - Atividades de Apoio Operacional

- Técnico em administração: 11 vagas imediatas + 88 em cadastro de reserva

Nível superior - Atividades Técnicas de Suporte

- Direito: 8 vagas imediatas + 64 em cadastro de reserva
- Tecnologia da Informação: 7 vagas imediatas + 56 em cadastro de reserva
- Ciências Contábeis: 7 vagas imediatas + 56 em cadastro de reserva
- Administração: 8 vagas imediatas + 64 em cadastro de reserva
- Qualquer área de formação: 18 vagas imediatas + 144 em cadastro de reserva
- Psicologia: 2 vagas imediatas + 16 em cadastro de reserva
- Biblioteconomia: 1 vaga imediata + 8 em cadastro de reserva

Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual

- Direito: 36 vagas imediatas + 288 em cadastro de reserva
- Tecnologia da Informação: 13 vagas imediatas + 104 em cadastro de reserva
- Ciências Contábeis: 6 vagas imediatas + 48 em cadastro de reserva
- Administração/Gestão Pública/Administração Pública: 15 vagas imediatas + 120 em cadastro de reserva
- Qualquer área de formação: 22 vagas imediatas + 176 em cadastro de reserva
- Economia: 2 vagas imediatas + 16 em cadastro de reserva
- Estatística: 2 vagas imediatas + 16 em cadastro de reserva
- Relações Internacionais: 2 vagas imediatas + 16 em cadastro de reserva
- Arquivologia: 1 vaga imediata + 8 em cadastro de reserva
- Comunicação Social: 2 vagas imediatas + 16 em cadastro de reserva

Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial

- Direito: 14 vagas imediatas + 112 em cadastro de reserva
- Tecnologia da Informação: 8 vagas imediatas + 64 em cadastro de reserva
- Ciências Contábeis: 1 vaga imediata + 8 em cadastro de reserva
- Administração/Gestão Pública/Administração Pública/Engenharia de Produção: 12 vagas imediatas + 96 em cadastro de reserva
- Qualquer área de formação: 15 vagas imediatas + 120 em cadastro de reserva.

Os salários para os aprovados no edital de temporários variam entre R$2.019,77 e R$9.861,23.

ANPD busca formar quadro próprio

Desde sua criação em 2020, a Agência Nacional de Proteção de Dados tem trabalhado para estabelecer seu próprio quadro de servidores, visando realizar seu primeiro concurso público para efetivos.

Atualmente, a ANPD conta com profissionais cedidos de outros órgãos da Administração Pública, mas esse número não é suficiente para atender todas as suas necessidades, conforme destacou o presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, em audiência pública no Senado Federal.

"Começamos com 36 posições e hoje temos 119 profissionais requisitados. A requisição nos permite trazer pessoas com o perfil adequado para trabalhar na autoridade, mas, sem cargos e funções próprias, a rotatividade é alta. Não conseguimos mantê-los por muito tempo", afirmou Waldemar Gonçalves. Uma das principais preocupações é a fiscalização, que conta com apenas quatro servidores cedidos. Para ter seu próprio quadro de servidores, a demanda deverá ser aprovada no Congresso Nacional.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: