Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Governo estende prazo para candidatos em lista de espera do CNU 2024

O MGI estendeu o prazo para indicação de permanência na lista de espera do CNU 2024. Veja a nova data a seguir!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 18/09/2025 às 09h46

Compartilhe:

Os candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024, que estão na lista de espera, receberam uma extensão no prazo para decidir se desejam continuar concorrendo às vagas para as quais foram aprovados.

A decisão foi oficializada com a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, dia 18, que prorroga o prazo para a manifestação de interesse.

O prazo original, que terminaria às 23h59 desta quinta-feira, 18, foi estendido até as 23h59 do dia 23 de setembro. Os candidatos devem manifestar seu interesse nos cargos para os quais foram aprovados na lista de espera.

A manifestação de interesse deve ser feita através do login no aplicativo SOUGOV.BR ou pelo site da Sigepe.

Aqueles que não acessarem o sistema ou não concluírem o processo dentro do prazo serão eliminados do banco de candidatos aprovados em lista de espera do CNU.

Os resultados da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 10 de outubro.

Ministra anuncia mais de 20 mil contratações até 2026

O Governo Federal planeja realizar mais de 20 mil contratações até o final de 2026, conforme anunciado pela ministra da Gestão, Esther Dweck.

Esse número supera os 18 mil novos servidores previstos quando a pasta foi criada, no início de 2023.

Dweck considera essa ação uma renovação significativa, especialmente devido à idade dos novos servidores.

"Até o fim de 2026, espera-se a entrada de mais 20 mil pessoas. O interessante é que essas pessoas não são tão jovens, mas têm uma idade média inferior à atual, que é de 30 e poucos, 40 anos. Ou seja, são indivíduos com experiência, já tendo trabalhado no setor público ou privado", destacou. As previsões incluem a convocação de aprovados em concursos em andamento e seleções já homologadas, como o CNU 2024.

Recentemente, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) aprovou o orçamento para a nomeação desses aprovados.

Vários órgãos participantes do CNU demonstraram interesse em aumentar o número de aprovados.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas solicitou a nomeação de mais 502 aprovados no concurso da Funai, dobrando as vagas inicialmente preenchidas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, pediu ao MGI a nomeação adicional de 742 vagas de nível superior para o Incra, através do cadastro de reserva do CNU 2024, também dobrando a oferta inicial.

Provas do CNU 2025 em outubro

O edital do CNU 2025 já foi publicado, e as datas das etapas se aproximam.

Os candidatos inscritos no CNU 2025 serão avaliados por provas objetiva, discursiva e de títulos.

Nesta edição, as provas objetiva e discursiva ocorrerão em dias separados.

A prova objetiva está marcada para o dia 5 de outubro, enquanto a discursiva será aplicada em 7 de dezembro, para os candidatos aprovados na primeira etapa.

A prova objetiva terá 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.

A etapa discursiva, destinada aos cargos de nível superior, consistirá em duas questões dissertativas, enquanto os candidatos de nível médio farão uma redação.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: