Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Resultado preliminar do TAF do Concurso do MPU para Policial é divulgado

Foi divulgado o resultado preliminar do Teste de Aptidão Física (TAF) para o cargo de policial institucional do concurso do MPU. Os candidatos podem apresentar recursos até sexta-feira, dia 29.

Por Emerson Fernandes | Publicado em 28/08/2025 às 19h53

Compartilhe:

O resultado preliminar do teste de aptidão física (TAF) para o concurso de policial institucional do Ministério Público da União (MPU) foi publicado. As listas com os nomes dos candidatos que passaram nessa fase estão disponíveis no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso.

Um total de 484 candidatos foi aprovado no TAF. Aqueles que não foram aprovados têm a opção de apresentar recurso contra o resultado preliminar até sexta-feira, dia 29, através do site da FGV.

Os recursos serão avaliados e o resultado final do TAF será divulgado no dia 2 de outubro.

Os testes físicos ocorreram entre os dias 4 e 15 de agosto. Os participantes tiveram que realizar as seguintes atividades:

- Flexão de braço na barra fixa (apenas para candidatos do sexo masculino);
- Teste estático de barra (apenas para candidatas do sexo feminino);
- Flexão abdominal (para todos os candidatos);
- Corrida de 12 minutos (para todos os candidatos).

A próxima fase do concurso para policial institucional do MPU será a avaliação médica, cuja convocação também será publicada em 2 de outubro.

A avaliação médica está agendada para o dia 19 de outubro. Esta etapa, de caráter eliminatório, visa verificar a saúde dos candidatos para o desempenho das funções do cargo, incluindo exames laboratoriais, raio-X de tórax, pressão arterial e perfil, testes pulmonares, oftalmológicos e de audiometria.

A avaliação médica ocorrerá na mesma cidade onde foram aplicadas as provas objetivas e discursivas. Os 400 candidatos mais bem classificados serão convocados para o curso de formação profissional.

O curso de formação será realizado em Brasília, com duração de três semanas. Durante esse período, os participantes receberão um auxílio financeiro equivalente a 50% do salário mensal.

Alterações no Programa de Formação do Concurso para Policial do MPU

Em 15 de agosto, o MPU anunciou mudanças no programa de formação para o cargo de policial institucional. O treinamento de manuseio e tiro com arma de fogo será realizado apenas após a posse.

Anteriormente, o manuseio de armas fazia parte do programa de formação, que tinha caráter eliminatório e classificatório.

Com a alteração publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 15, o programa de formação passará a ter 140 horas-aulas, em vez de 180, e será composto por dois eixos principais:

- Formação teórica e prática em segurança orgânica e institucional;
- Formação teórica e prática em técnicas de proteção de autoridades.

O órgão não esclareceu o motivo da retirada do treinamento de manuseio de armas do programa de formação.

Apenas os nomeados para o cargo de policial institucional do MPU receberão treinamento para manuseio e tiro com arma de fogo.

Para os demais cargos, o resultado preliminar da prova discursiva foi divulgado no dia 4. Mais de 7 mil candidatos foram aprovados nessa fase.

MPU Oferece 172 Vagas Imediatas para Técnicos e Analistas

O Ministério Público da União está oferecendo, neste concurso, 172 vagas imediatas, além de cadastro reserva, para técnicos e analistas em diversas áreas.

Os cargos de destaque são técnico em administração e analista em Direito, com 66 vagas cada. Para se candidatar, é necessário ter nível superior completo.

A maioria das oportunidades está no Distrito Federal, exceto para os cargos de técnico em administração, policial e analista de Direito, que também têm vagas em outros estados.

O salário inicial para os aprovados pode chegar a R$16.637,08.

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas em maio. Muitos candidatos usaram as redes sociais para comentar sobre o nível de dificuldade das questões, conforme divulgado pela FGV.

Os candidatos destacaram o alto nível de exigência da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: