No último domingo, 3 de agosto, mais de 50% dos inscritos no concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cargo de técnico federal de controle externo não compareceram às provas. O Cebraspe, responsável pela organização do concurso, informou que a taxa de abstenção foi de 51,80%.
Dentre os 41.393 candidatos registrados, 19.952 realizaram as provas, enquanto 21.441 se ausentaram. As provas foram aplicadas exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal, e a taxa de abstenção superou a de concursos recentes de tribunais. Por exemplo, o concurso do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT RJ) registrou 40,41% de faltosos para técnico judiciário, e o concurso TSE Unificado teve uma abstenção de 46,10%.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os gabaritos preliminares do concurso do TCU serão disponibilizados pelo Cebraspe na terça-feira, 5 de agosto, juntamente com o padrão preliminar de resposta da prova discursiva. Os candidatos poderão acessar essas informações individualmente no site do Cebraspe, utilizando CPF e senha. Recursos sobre as questões, gabaritos preliminares e padrão de respostas da prova discursiva poderão ser interpostos nos dias 6 e 7 de agosto, também pelo portal da banca.
As provas do concurso TCU para técnicos foram realizadas em dois turnos. Pela manhã, os candidatos responderam às questões objetivas, enquanto à tarde foi aplicada a prova discursiva. A prova objetiva consistiu em 120 itens no formato "certo ou errado", divididos entre 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
As disciplinas abordadas foram:
Conhecimentos Básicos:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Língua Inglesa;
- Direito Constitucional;
- Tecnologia da Informação;
- Legislação.
Conhecimentos Específicos:
- Noções de Administração;
- Direito Administrativo;
- Gestão de Contratos;
- Execução Orçamentária e Financeira;
- Controle Externo.
Para ser aprovado na avaliação objetiva, o candidato precisa atingir no mínimo 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no total das provas objetivas.
A prova discursiva, com valor total de 30 pontos, foi dividida em duas partes: a primeira com duas questões discursivas, uma de Conhecimentos Básicos e outra de Conhecimentos Específicos, cada uma com até dez linhas e valendo cinco pontos (totalizando dez pontos); a segunda parte consistiu em uma peça técnica de até 30 linhas, valendo 20 pontos.
As provas discursivas serão corrigidas para os 290 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, seguindo a seguinte distribuição: 130 correções para ampla concorrência, 131 para candidatos pretos e pardos, e 29 para pessoas com deficiência.
O concurso do TCU oferece 60 vagas para o cargo de técnico federal de controle externo, que exige apenas ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$15.128,26, com carga horária de 40 horas semanais e lotação em Brasília, DF. Além disso, o tribunal planeja um novo concurso para auditor federal de controle externo, com 40 vagas, cujo edital deve ser publicado em breve, também sob organização do Cebraspe.