Nesta quarta-feira, dia 30, foram divulgadas no Diário Oficial da União as nomeações de 38 candidatos aprovados no concurso TSE Unificado para o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE AM).
Entre os nomeados, 27 ocuparão cargos de técnicos e 11 de analistas judiciários, distribuídos nas áreas Administrativa, Contabilidade, Tecnologia da Informação e Polícia Judicial.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os novos servidores devem tomar posse e iniciar suas funções no dia 4 de agosto. De acordo com o tribunal, a chegada desses profissionais visa melhorar a eficiência e agilidade dos serviços prestados à população.
O TRE do Amazonas começou a chamar os aprovados em 1º de julho, logo após a homologação dos resultados finais do concurso unificado da Justiça Eleitoral.
"Candidatos foram convocados para as áreas administrativa, contabilidade, tecnologia da informação e polícia judicial, respeitando a quantidade de vagas de ampla concorrência e cotas disponíveis para o Regional", informou Marissie de Oliveira, coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE-AM.
O concurso tem validade de dois anos a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos, conforme decisão da Administração.
Durante esse período, o TRE AM poderá nomear mais aprovados, desde que autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
No , todos podem avançar com o plano que se ajusta à sua jornada. Acesse e descubra o seu!
TSE autoriza nomeação de 525 aprovados em concursos
Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral emitiu uma portaria autorizando a nomeação de 525 aprovados em concursos da Justiça Eleitoral, incluindo o concurso TSE Unificado, para o exercício financeiro de 2025.
Dessas nomeações, 357 são para o cargo de técnico judiciário e 168 para analista judiciário.
As convocações poderão ocorrer ao longo deste ano, conforme estipulado na Lei Orçamentária Anual.
Cada tribunal será responsável por conduzir os procedimentos de convocação e nomeação dos aprovados.
O resultado final para analista do concurso TSE Unificado foi homologado em 2 de julho, iniciando um prazo de validade de dois anos, que pode ser prorrogado por igual período. A homologação para técnico judiciário ocorreu no final de maio.
Concurso TSE Unificado ofereceu 412 vagas imediatas
O edital do concurso unificado da Justiça Eleitoral disponibilizou 412 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para os cargos de técnico e analista judiciário.
Com a autorização para nomeações em 2025, o número de nomeações já excederá o total de vagas imediatas, permitindo o aproveitamento de candidatos do cadastro de reserva.
As vagas são destinadas ao TSE e a 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), exceto o TRE do Tocantins, que optou por realizar uma seleção própria.
Para ingressar nas carreiras, é necessário possuir diploma de curso superior completo. A remuneração inicial pode chegar a R$16.637,08, incluindo vencimento básico e auxílio-alimentação atualizado.
No total, 637.628 candidatos se inscreveram no concurso. No entanto, 305.750 não compareceram às provas objetivas e discursivas, realizadas em dezembro do ano passado, resultando em uma taxa de abstenção de 47,95% entre os concorrentes aos cargos de técnico e analista.
A seleção também incluiu um Teste de Aptidão Física (TAF) para o cargo de agente da polícia judicial, realizado em fevereiro. Para analista judiciário, houve ainda uma etapa de avaliação de títulos.