O concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cargo de técnico federal de controle externo, que exige nível médio, atraiu 41.393 candidatos com inscrições confirmadas. A informação foi divulgada pelo Cebraspe, responsável pela organização do certame.
Com 40 vagas disponíveis para preenchimento imediato, a concorrência é de aproximadamente 1.034,83 candidatos por vaga. Entre os inscritos, 1.750 se declararam pessoas com deficiência, enquanto 9.322 se identificaram como pretos ou pardos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O edital também prevê a formação de um cadastro de reserva com 20 vagas, que poderão ser utilizadas durante o prazo de validade do concurso, de um ano, prorrogável por mais um ano.
Os locais de prova para os candidatos do concurso TCU já foram divulgados pela banca organizadora na última sexta-feira, 25. As provas ocorrerão em Brasília, no Distrito Federal, no dia 3 de agosto, em dois turnos. Pela manhã, será aplicada a prova objetiva, e à tarde, a prova discursiva.
Os horários das provas são os seguintes:
Para a prova objetiva, no turno da manhã:
- Abertura dos portões: 7h;
- Fechamento dos portões: 8h;
- Início da prova: 8h30;
- Duração: 3 horas e 30 minutos.
Para a prova discursiva, no turno da tarde:
- Abertura dos portões: 13h;
- Fechamento dos portões: 14h;
- Início da prova: 14h30;
- Duração: 2 horas e 30 minutos.
Os candidatos devem levar uma caneta esferográfica de tinta preta feita de material transparente, o comprovante de inscrição e um documento de identidade original. Será desclassificado quem portar aparelhos eletrônicos, óculos escuros, lápis, lapiseira, borracha, marca-texto, acessórios como boné ou chapéu, alimentos e bebidas em recipientes opacos ou armas brancas.
A prova objetiva terá 120 questões de "certo ou errado", divididas entre 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas cobradas incluem Língua Portuguesa, Noções de Língua Inglesa, Direito Constitucional, Tecnologia da Informação, Legislação, Noções de Administração, Direito Administrativo, Gestão de Contratos, Execução Orçamentária e Financeira, e Controle Externo.
Para ser aprovado, o candidato deve alcançar pelo menos 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no total das provas objetivas. A prova discursiva, que vale 30 pontos, é composta por duas questões discursivas e uma peça técnica.
As provas discursivas serão corrigidas para os 290 candidatos mais bem classificados na prova objetiva, distribuídos em 130 para ampla concorrência, 131 para pretos e pardos, e 29 para pessoas com deficiência.
O edital do concurso TCU oferece um total de 60 vagas para técnico federal de controle externo, com salário inicial de R$15.128,26 para uma carga de 40 horas semanais em Brasília. Além disso, o TCU planeja um novo concurso para auditor federal de controle externo, com 40 vagas, também organizado pelo Cebraspe.