Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso:

Concurso do Ibama: aprovados poderão trabalhar em home office?

O concurso do Ibama está aberto para preencher 460 vagas de nível superior. Confira se os aprovados poderão trabalhar em home office!

Por Emerson Fernandes | Publicado em 11/03/2025 às 15h10

Compartilhe:

O conceito de home office se consolidou nos últimos anos, sendo incorporado por várias instituições públicas, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que está atualmente com um concurso em andamento.

Entretanto, nem todos os colaboradores poderão optar pelo teletrabalho, uma vez que algumas funções requerem a presença física do servidor.

De acordo com Leo Caetano, presidente da Asibama em Goiás, enquanto algumas tarefas podem ser realizadas de forma remota, outras, como a fiscalização, necessitam que o servidor esteja presente.

"Existem funções que não permitem o trabalho remoto, como a fiscalização. Contudo, existem atividades que podem ser executadas em home office, como o julgamento de autos de infração e o licenciamento ambiental. As tarefas administrativas que não exigem presença física podem ser realizadas remotamente", comentou Leo Caetano.

Quais são as diretrizes legais?



A Portaria nº 147, de 22 de outubro de 2024, que regulamenta o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) do Ibama, define os critérios para a implementação do teletrabalho.

Os servidores que podem atuar remotamente são aqueles cujas atividades:

- Demandam um esforço individual mais elevado e requerem menor interação com outros servidores;
- São complexas e necessitam de um alto grau de concentração;
- Apresentam baixa a média complexidade, mas têm previsibilidade ou padronização nas entregas.

Por outro lado, atividades que exigem a presença física não podem ser realizadas remotamente.

Além disso, o trabalho remoto não deve prejudicar o atendimento ao público, tanto interno quanto externo.

Detalhes sobre o Concurso do Ibama



O concurso do Ibama, publicado em 24 de janeiro, aceitou inscrições até 18 de fevereiro, através do portal do Cebraspe, responsável pela seleção.

A seleção oferece 460 vagas, sendo 130 para analista administrativo e 330 para analista ambiental. Ambas as posições exigem formação superior em qualquer área, com salários iniciais de R$ 9,9 mil.

Para o cargo de analista ambiental, as oportunidades estão divididas em duas áreas de atuação.

Das 330 vagas, 318 são destinadas ao tema 1 (Proteção, Conservação, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental) e 12 ao tema 2 (Manejo, Conservação e Reabilitação da Fauna Silvestre).

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que ocorrerão no dia 6 de abril, nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Além disso, haverá uma fase de avaliação de títulos.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento do concurso: