O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve suas provas adiadas para o dia 18 de agosto. A banca organizadora da seleção fará uma nova divulgação sobre os locais de aplicação depois disso.
No dia 7 de agosto, os candidatos devem acessar a página do concurso para obter o novo Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O cartão conterá informações atualizadas sobre o local da prova, incluindo horários e sala em que cada concorrente deve comparecer.
As provas do CNU seriam inicialmente realizadas no dia 5 de maio. Mas dias antes, devido às fortes chuvas e ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o governo federal decidiu adiar a implementação em todo o país.
O organizador do concurso, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), está fazendo esforços para garantir a permanência dos locais de aplicação.
No entanto, existem circunstâncias em que os lugares podem ser alterados. Por exemplo, desde o final de abril, o Rio Grande do Sul tem sido afetado por intensas chuvas e enchentes.
O MGI informou que "em razão da situação atípica enfrentada pelo Rio Grande do Sul, alguns locais de prova podem mudar no estado".
Os candidatos não terão permissão para mudar a cidade onde as provas serão realizadas. Será mantida a decisão tomada no momento da inscrição.
Segundo Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, três razões foram levadas em consideração para a remarcação das provas para 18 de agosto:
o tempo mínimo para reconstrução do Rio Grande do Sul;
um período do ano com menor incidência de chuvas; e
um domingo sem grandes provas de concursos marcadas.
Após a remarcação das provas, o cronograma completo está previsto para ser divulgado ainda em junho.
Até agora, apenas duas datas do novo programa foram confirmadas:
divulgação dos locais de provas: 7 de agosto; e
realização das provas: 18 de agosto.
Caso as provas tivessem sido realizadas em maio, os aprovados seriam convocados a partir de 5 de agosto. Portanto, haveria um intervalo de três meses entre os exames e as convocações.
Ainda não está claro se esse intervalo será mantido quando as provas forem remarcadas para agosto. Em caso positivo, os aprovados podem ser convocados a partir de novembro.
A posição do Ministério da Gestão foi confirmada depois da remarcação das provas: os candidatos não poderão solicitar a devolução da taxa.
Até o momento, os casos que podem ser reembolsados por inscrição são aqueles que já estão previstos no edital, de acordo com o MGI:
falta de energia elétrica, que prejudique a visibilidade por ausência de luz natural; ou
desastres naturais, que comprometam a infraestrutura do local de realização das provas.
Além disso, o ministério informou que a pasta divulgará quaisquer alterações nessa orientação.
Um novo prazo para a inscrição não será disponibilizado. O MGI informou que 2.144.435 milhões de candidatos estão mantidos e poderão fazer as provas do Concurso Unificado em dois turnos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.