O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o caso solicitando informações à Caixa Econômica sobre o adiamento das provas do concurso no Rio Grande do Sul.
A Caixa afirmou que os candidatos de outros estados não seriam prejudicados pela suspensão das provas do concurso para os candidatos gaúchos, em resposta ao processo iniciado pelo MPF.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Além disso, a Caixa apoiou as instruções fornecidas aos candidatos do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a possibilidade de devolver o valor da taxa de inscrição no concurso público.
Os procuradores da República Enrico Rodrigues Freitas, Claudia Vizcaychipi Paim e Patrícia Núñez Weber determinaram, em um documento, que a opção de suspender as provas apenas para o Rio Grande do Sul não viola razoabilidade, isonomia ou qualquer outro princípio de regência dos certames.
Os procuradores acreditam que a estratégia da Caixa foi a menos prejudicial aos candidatos e proporcionou ao evento de calamidade, portanto, o processo deve ser arquivado.
Além disso, os procuradores decidiram iniciar um procedimento administrativo de acompanhamento do concurso da Caixa ao decidirem arquivar o processo.
A Caixa Econômica publicou no Diário Oficial da União informações sobre os candidatos às vagas no Rio Grande do Sul ou que participariam das etapas de seleção do estado na quinta-feira, 16.
Os candidatos do concurso da Caixa que optaram por realizar as provas no estado, mas não estão concorrendo às vagas para a UF/macropolo do Rio Grande do Sul, devem alterar a cidade de prova para uma cidade diferente do país ou mudar a opção de UF/macropolo para o Rio Grande do Sul.
As aplicações de etapas foram suspensas para os candidatos gaúchos; portanto, caso o candidato altere a UF/Macropolo para o estado, esse candidato realizará a prova em uma data posterior.
O próximo domingo, 19, é o prazo para que a alteração seja feita no portal da Cesgranrio, organizadora do concurso da Caixa.
O candidato pode solicitar a devolução do valor da taxa caso não possa apresentar suas provas. A solicitação também estará aberta de 16 a 19 de maio.
O documento enfatiza que os candidatos que optaram por concorrer às vagas no Rio Grande do Sul terão suas provas adiadas. Isso vale mesmo para aqueles candidatos que indicaram fazer as provas em outra UF.
As instruções são aplicáveis aos novos empregos de técnico bancário, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho.
A data de aplicação das provas no Rio Grande do Sul ainda será anunciada.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.