No Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Alexandre Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, participou de uma reunião para discutir a convocação de mais aprovados para o edital mais recente da autarquia, que foi publicado em 2022.
O presidente do INSS usou suas mídias sociais para divulgar o registro do encontro. Stefanutto está junto com José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), e outros representantes que participaram da reunião.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
3.144 pessoas passaram no exame do INSS. Mil desses aprovados foram convocados e a administração recentemente convocou 298 candidatos, sendo 250 para cargos adicionais autorizados pelo governo federal e 48 para as vagas remanescentes da primeira turma.
Portanto, a lista ainda tem um pouco mais de 1.800 candidatos, depois de excluir os aprovados das duas primeiras turmas do curso de formação.
Em resposta, o assessoramento do MGI disse que Stefanutto enfatizou a importância de convocar mais aprovados. No entanto, a decisão de usar a lista depende ainda do governo federal e da quantidade de dinheiro disponível para convocar os remanescentes.
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, enfatizou a intenção de convocar todos os aprovados em várias ocasiões.
Durante a cerimônia de encerramento dos 100 anos da Previdência Social em dezembro do ano passado, Lupi disse que a entrada de mais servidores é essencial para humanizar os serviços que a população recebe.
Apesar da intenção, Lupi afirmou em 2023 que a convocação requer aprovação do governo federal.
O Instituto Nacional do Seguro Social já pediu um novo concurso público para peritos médicos. O pedido foi enviado para o MGI.
A portaria conjunta entre o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério da Previdência Social (MPS) sobre o Parecer Técnico de Análise da Perícia Conectada, lançada em outubro de 2023, diz que 1.574 vagas para o quadro de perícia médica foram enviadas.
Apesar do envio do pedido, ainda não há informações sobre quando o MGI poderá fornecer a autorização. No entanto, a ministra Esther Dweck já confirmou que o concurso será realizado para 2024.
No momento, a expectativa é que o edital seja publicado até junho de 2024.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.