Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

IBGE explica reembolso e cancelamento do edital destinado ao Censo

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

O secretário especial da fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou no último dia 23 que o Censo Demográfico não ocorrerá este ano. Portanto o concurso IBGE, com mais de 204 mil vagas temporárias será mais uma vez adiado.

O IBGE ainda informou sobre a devolução das taxas de inscrições dos concorrentes. Os trâmites para a devolução das taxas serão tomados somente no ato de oficialização do cancelamento.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

O IBGE informou que o Censo foi declarado inviável por questões orçamentárias pelo Ministério da Economia e que será oficialmente cancelado por meio de um decreto. Os procedimentos de devolução da taxa de inscrições serão realizados por meio dos sites do IBGE e do Cebraspe, responsável pelas provas.

Essa é a segunda vez que o Censo Demográfico é cancelado em apenas dois anos. No ano passado, foram abertas 208.695 vagas temporárias, mas o Senso foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. Mas, o adiamento deste ano é por causa de uma decisão política, que foi quando o Congresso Nacional provou em março o corte no orçamento para a realização do Censo 2021.

O concurso se tronou inviável quando o orçamento para pesquisas diminuiu de R$2 bilhões para R$71 milhões, uma redução de quase 90% do orçamento previsto.

Os editais do concurso IBGE 2021 ofertaram mais de 204 mil vagas temporárias, nos cargos de agente censitário supervisor (ACS) - 16.959 vagas, agente censitário municipal (ACM) - 5.450 vagas e recenseador - 181.898 vagas. Os editais foram publicados no dia 18 de fevereiro, por meio do Cebraspe, banca organizadora.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br