Após o anúncio de sua expansão na última quinta-feira (28), a Caixa informou que serão convocados ao longo de 2021, mais de mil aprovados no concurso Caixa 2014. Serão criadas 75 novas unidades da Caixa em todo o Brasil, sendo que 20 serão especializadas em agronegócio.
O objetivo da expansão é aumentar a capilaridade do banco, tendo como principal foco, as regiões Norte e Nordeste. A Caixa informou que a ampliação de sua rede irá beneficiar cerca de 18 milhões de brasileiros. O banco informou ainda que irá ampliar também a quantidade de agências-caminhão de oito para 12 unidades.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Serão contratados 566 novos empregados para o reforço imediato das equipes. Mas, a Caixa pretende contratar outras mil pessoas até o final do ano, totalizando 1.566 contratações. Segundo a Caixa, as contratações imediatas ocorrerão por meio da convocação dos aprovados do concurso de 2014, seguindo a ordem do cadastro de reservas.
O déficit de servidores da Caixa é de17 mil empregados nos últimos seis anos, com isso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf CUT) e a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) iniciaram em novembro do ano passado, um abaixo-assinado para tentar recompor quadro de pessoal. De acordo com presidente da Fenae, Sergio Takemoto, a Caixa não contrata mais funcionários e a Direção da Caixa deveria preservar o bem estar dos empregados e da população.
De acordo com a entidade, esse período de pandemia acabou levando mais de 100 milhões de pessoas a Caixa todos os meses, entre beneficiários do auxílio emergencial, Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt informou que os funcionários do banco estão adoecendo com as jornadas estafantes de atendimento, acompanhadas por metas muito abusivas e contratação de mais pessoas ajuda na qualidade do trabalho e atendimento a população.
A Caixa informou em novembro, que já foram realizadas 7.377 convocações para o cargo de técnico bancário, desde 2014. Foi o cargo mais procurado durante o concurso, provavelmente, por que exige apenas nível médio de escolaridade. Mas, essa informação foi contestada pela presidente da comissão de aprovados, Natalia Dias de Oliveira.
Segundo ela, a Caixa contratou apenas 5.300 concursados, pois mais de 2 mil foram contratados em clara preterição da ordem classificatória. A comissão informou que a convocação desses aprovados não respeitou a ordem de classificação. O banco havia informado em 2019, que iria reforçar o seu quadro, até o final daquele ano, com a contratação de 2 mil novos empregados, sendo a maior parte deles de Pessoas com Deficiência (PcDs).
A Caixa declarou na época, que as convocações de PcDs eram administrativas. Mas, a presidente da comissão falou que a medida feriu a isonomia e preteriu os candidatos da ampla concorrência. Além disso, o banco não cumpriu o TAC de 2008, firmado com o MPT da 10° Região, que determina que, a cada 20 convocados, o primeiro seria PcD e os demais seriam candidatos de ampla concorrência. a regra não foi respeitada pela Caixa.
O último concurso Caixa foi realizado em 2014 e na época foram ofertadas vagas para os cargos de: técnico bancário (nível médio), engenheiro e médico do trabalho (nível superior). Todas as vagas foram destinadas a formação de cadastro de reservas.
O concurso Caixa 2014 foi um dos maiores do país e teve mais de 30 mil aprovados. O prazo de validade inicial da seleção era de um ano, prorrogável por igual período. O prazo já contando com a prorrogação, seria encerrado no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros.
O concurso foi organizado pelo Cebraspe e atraiu mais de 1 milhão de inscritos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.