O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou um pedido de convocação dos candidatos aprovados por meio do cadastro reserva. As convocações são referentes ao concurso realizado em 2018. O processo foi encaminhado ao Ministério da Economia e foi divulgado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do órgão.
O documento informa que foi realizado um estudo sobre a força de trabalho do Iphan, onde foi identificada a necessidade de uma autorização para convocação dos aprovados na condição de reservas para convocação dos mesmos para cargos efetivos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Mas, para que os profissionais aprovados sejam convocados, o pedido deve ser aprovado pelo Ministério da Economia. O instituo atua em todo o território nacional e ele é composto por 36 Escritórios Técnicos, um Parque Histórico Nacional, 27 Superintendências e 6 Unidades Especiais. O documento informa ainda que déficit de pessoal do Iphan pode gerar atrasos nos de licenciamento, a formação de projetos pendentes de análise e aprovação, o que impacta diretamente no andamento das obras, ocasionado prejuízos ao desenvolvimento do Brasil.
O edital do concurso Iphan foi divulgado em 2018 e ofertou vagas em âmbito nacional. No dia 4 de janeiro foi divulgada a suspensão do prazo de validade da seleção em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Mas esse prazo voltará a correr após o término da validade do estado de calamidade pública estabelecido pela União.
O edital do último concurso Iphan foi publicado em 2018, ofertando 411 vagas, sendo 131 para o cargo de auxiliar institucional, de nível médio, 104 para analista I e 176 para técnico I, ambos de nível superior. As vagas foram distribuídas entre os 26 estados mais o Distrito Federal.
Os salários ofertados na época foram de R$3.877,97 para o cargo de nível médio e de R$5.493,29 para o nível superior. A seleção atraiu cerca de 65 mil inscritos, mas cerca de 17 mil candidatos não compareceram as provas objetivas e discursivas.
O cargo de institucional registrou o maior número de faltosos. Dos 31.884 inscritos, 9.340 não compareceram as avaliações, gerando assim um percentual de 29,3% de abstenção.
O Ministério da Economia autorizou a convocação de 131 aprovados no cargo de nível médio em agosto de 2019. Essa foi um das últimas nomeações aprovadas para o órgão.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.