Os locais onde serão realizadas as provas do concurso da Escola de Sargento das Armas (Esa) já foram divulgados por meio do site oficial da instituição. As avaliações estão marcadas para o dia 4 de outubro. Os candidatos devem ficar atentos ainda a outros pontos do cronograma.
Os portões de acesso ficarão abertos entre às 10h e às 11h30. As provas serão realizadas no período da tarde, de 13h às 17h (horário de Brasília). Por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) algumas medidas de segurança devem ser tomadas.
Solicite seu PDF com 5.000 Questões do concurso . Clique aqui para solicitar.
Os candidatos devem usar, obrigatoriamente, máscaras de proteção facial, devendo permanecer protegido durante todo tempo em que estiver no local de provas. As mascaras devem ser de tecido descartável ou reutilizável, devendo manter a boca e o nariz cobertos.
Os únicos materiais que poderão ser utilizados pelos concorrentes são: régua; caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul); borracha e lápis (apenas para rascunho).
Foi divulgado também o cronograma após as provas: entre os dias 06/10 e 07/10 será realizado o pedido de revisão das questões objetivas, no dia 13/11 será divulgado o resultado parcial das provas (faltando a revisão da redação), nos dias 16/11 e 17/11 será a entrega dos documentos para análise de títulos (aprovados nas provas), na OMSE. Nos dias 16/11 e 17/11 poderá ser realizado o pedido de revisão da redação, no dia 23/11 sairá o resultado final da redação, no dia 25/11 sairá o resultado final das provas (objetiva e redação) e o envio dos documentos para a análise de títulos, diretamente para a Seção de Concurso da ESA (aprovados após revisão da redação) devem ser enviados até o dia 26/11, via SEDEX.
A primeira etapa, composta pelo exame intelectual (ou provas objetivas), contará com até seis partes, de acordo com o cargo. As provas estão distribuídas da seguinte maneira: Prova de Matemática, composta por 12 questões para áreas Geral/Aviação e oito para as áreas Música/Saúde (1ª parte). A Prova de Português, contará com 12 e oitos questões, respectivamente (2ª parte).
A Prova de História e Geografia do Brasil será composta por 12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde (3ª parte). A Prova de Inglês, contará com quatro questões para área Geral/Aviação e quatro para as áreas de Música/Saúde (4ª parte).
A Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde, contará com 12 questões, que o mesmo número de questões da Prova de Teoria Musical para a área de Música, elas compõem a 5ª parte. A Prova de Português (questão única discursiva/redação), que será a 6ª parte.
Para ser aprovado na primeira fase do concurso, os candidatos devem atingir o mínimo de 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes da prova, com exceção da prova de inglês, que apenas 25% de acertos. Para ser aprovado na redação, o candidato deve atingir, pelo menos, cinco pontos.
Os candidatos aprovados na primeira etapa passarão ainda pelas fases de: avaliação de títulos, investigação social, exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música), revisão médica, exame de aptidão física preliminar, exame de aptidão física definitivo e exame de heteroidentificação, destinado aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.
São ofertadas no concurso ESA um total de 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos, em varias especialidades. As vagas são para os cursos de formação e graduação de sargentos para as áreas de Geral/Aviação, Música e Saúde de 2021.
As oportunidades estão distribuídas da seguinte maneira: 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação), 900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação), 50 para os candidatos da área de Saúde e 45 para área música, distribuídas entre os seguintes instrumentos: Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas, Clarineta em MIB/Clarineta em SIB - 11 vagas, Saxofone em MIB/Saxofone em SIB - quatro vagas, Trompa em Fá - uma vaga, Trompete em MIB/SIB - Cornetim em SIB / Flueglhorne em SIB - dez vagas, Tuba em MIB/Tuba em SIB - duas vagas, Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara) - sete vagas, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas e Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB - seis vagas.
O concurso da ESA tem vagas exclusivas para candidatos negros. Os aprovados receberão salário inicial de R$3.825,00, podendo chegar a até R$5.049,00, com os adicionais militar e de habilitação.
Para se candidatar as vagas é necessário possuir nível superior completo e idade entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação. Idade entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde, com altura mínima de 1,60 m para homens. Mas os interessados que possuem 17 anos, com altura mínima de 1,57 m, que apresentem exame especializado revelando a possibilidade do crescimento, poderão se candidatar as vagas. Já no caso das mulheres, a altura mínima exigida para as mulheres é de 1,55m.
Seja avisado pelo whatsapp sobre novos concursos em sua cidade. Clique aqui para ser avisado pelo whatsapp!
Link de inscrição do concurso
Edital do concurso
Baixe agora o PDF 5.000 Questões do concurso pelo whatsapp.