Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13), que o concurso Diplomata teve suas três etapas de avaliação suspensas. A decisão levou em consideração a recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Mas, de acordo com o documento um novo cronograma das atividades será publicado por meio de um edital específico, em momento oportuno.
A primeira fase, composta pras provas objetivas, estava prevista para o dia 30 de agosto. Já a segunda fase composta por provas escritas de Língua Portuguesa e Inglesa, após a retificação, seriam realizadas no dia 26 de setembro.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As provas escritas que iram compor as terceiras fase, seriam realizadas nos dias 31 de outubro a 2 de novembro. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades), banca organizadora, chegou a publicar um protocolo de segurança, mas mesmo assim foi recomendado o adiamento das etapas.
Os candidatos puderam realizar suas inscrições por meio do site da banca organizadora, até o dia 9 de agosto. Ainda não foi divulgado se a suspensão das fases acarretará na reabertura das inscrições.
O edital de abertura do concurso para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi publicado no final de junho, ofertando 25 vagas imediatas para ingresso na carreira de Diplomata, sendo 18 oportunidades ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e cinco para negros.
Os profissionais contratados deverão atuar em atividades de natureza diplomática e consular, tratando de negociações, representações e proteção de interesses brasileiros internacionalmente.
Os aprovados receberão salário inicial de R$19.657,06, já incluso o valor de R$458,00 de auxílio-alimentação. Para se inscrever foi necessário possuir nível superior em qualquer área.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.