O prazo de validade do concurso Abin 2018 foi suspenso em decorrência da pandemia causada pelo novo Coronavírus, mas a seleção ainda conta com 526 candidatos que podem ser convocados para o Curso de Formação em Inteligência (CFI). Todos os aprovados devem passar pelo curso antes de assumirem seus cargos.
A Agência Brasileira de Inteligência trabalha atualmente com apenas 30% do seu quadro, mas a Lei orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a convocação de novos servidores prevê novas contratações, o que permite que o órgão realize novas convocações para suprir o déficit. Esses dados foram disponibilizados pela Comissão de Aprovados da Abin, que solicita ao órgão que realize as convocações.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Mas, até o momento a Abin não comentou sobre o déficit e nem sobre novas contratações. O prazo de validade do concurso realizado de 2018 foi suspenso com base na Lei Complementar nº 173/2020. A LC suspende a validade dos concursos homologados a partir da data de assinatura do decreto de calamidade pública em razão da pandemia, que ocorreu no dia 20 de março.
Os prazos voltam a ser contados com o fim do período de calamidade pública, previsto para o dia 31 de dezembro. O edital do concurso Abin foi publicado em janeiro de 2018, ofertando 300 vagas, sendo 280 de nível superior e 20 de nível médio. As oportunidades de nível foram para os cargos de oficial técnico de inteligência (60) e oficial de inteligência (220). Para o nível médio, foram ofertadas 20 vagas para a carreira de agente de inteligência.
325 candidatos concluíram o CFI do concurso no primeiro semestre de 2019. A segunda turma composta por 19 pessoas concluiu o curso em setembro. Portanto, foram convocados 334 aprovados no curso de formação, distribuídos entre os cargos de agentes de Inteligência, oficiais de Inteligência e oficiais técnicos de Inteligência.
Foram convocados 34 aprovados a mais do que a oferta inicial da seleção. Mesmo assim, a Comissão de Aprovadas chama atenção para grande déficit da Abin. Mas, o órgão não informou qual o número de cargos vagos.
O concurso Abin foi composto por três etapas, sendo que a primeira contou com as provas objetivas e discursivas, aplicadas em 2018. A segunda etapa foi composta por prova de capacidade física (somente para os cargos de oficial e agente de inteligência), além da investigação social e funcional, avaliação médica e avaliação psicológica.
Os candidatos passaram ainda pelo Curso de Formação em Inteligência (CFI) que teve duração de dois meses. Todos os aprovados nas etapas de provas são convocados para o curso de formação e os aprovados e os aprovados são contratados pela Abin.
De acordo com a Comissão de aprovados, a seleção atraiu 64 mil pessoas, inscritas, dessas apenas cerca de 40 mil fizeram as provas e menos de mil foram aprovados em todas as etapas do concurso.
Os 526 aprovados em cadastro de reserva esperam a convocação para o curso de formação e fazem questão de lembrar que o concurso Abin é considerado um dos mais difíceis e pedem reconhecimento da habilitação obtida nos exames, visto o tempo de dedicação para os estudos para conseguir suas colocações.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.