Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (9) que o processo licitatório para escolher a banca organizadora do concurso da ESA 2020 foi adiado. De acordo com o documento, as proposta serão entregues a partir das 9h30 e abertura dos envelopes acontecerá no dia 22 de junho, no mesmo horário.
A empresa escolhida ficará responsável pelas principais etapas do concurso para Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro dos anos de 2021/2022. Normalmente, os concursos militares são realizados pela própria instituição, que fica responsável por todas as etapas da seleção, desde a elaboração do edital até na realização das provas. Portanto, empresa deverá ser contratada mais para execução mais prática e logística do concurso.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As provas escritas - objetiva e discursiva serão a primeira fase do concurso ESA. Com retificação do edital divulgada pelo Exército, as provas serão aplicadas no dia 30 de agosto. A mudança ocorreu em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. As provas escritas do concurso ESA poderão ser compostas por até seis partes, de acordo com o cargo, sendo: a 1ª parte composta por Prova de Matemática, com 12 questões para áreas Geral/Aviação e oito questões para as áreas Música/Saúde. A 2ª parte será a Prova de Português, composta por 12 e oitos questões, respectivamente.
A 3ª parte será composta por Prova de História com 12 e seis questões de cada disciplina para área Geral/Aviação e Geografia do Brasil com oito e quatro questões de cada disciplina para as áreas de Música/Saúde. Já a 4ª parte será Prova de Inglês, composta por quatro questões para as áreas de Música/Saúde e quatro questões para área Geral/Aviação. A 5ª parte será a Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem, na área de Saúde (12 questões) e Prova de Teoria Musical para a área de Música (12). Já a 6ª parte será composta pela Prova de Português, com questão única discursiva/redação.
Serão considerados aprovados, os candidatos que atingirem o mínimo de 50% de acertos do total das questões de todas as partes da prova, com exceção da parte de inglês, cujo candidato deve atingir o mínimo de 25% de acertos. Os candidatos devem atingir nota mínima de cinco pontos na redação.
Os candidatos serão avaliados ainda por meio de avaliação de títulos, investigação social, exame de aptidão física preliminar, exame de habilitação musical (para os candidatos da área de Música), exame de aptidão física definitivo, revisão médica e teste de heteroidentificação para os candidatos autodeclarados negros ou pardos.
O concurso ESA teve seu edital publicado em fevereiro, ofertando um total de 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos. As oportunidades ofertadas são para os cursos de formação e graduação de sargentos, para 2021, nas áreas Geral/Aviação, Saúde e Música.
Os aprovados receberão salário inicial de R$3.825, podendo alcançar o valor de R$5.049,00 quando somados os adicionais militar e de habilitação.
As vagas estão distribuídas da seguinte maneira: 100 para as candidatas do sexo feminino (área Geral/Aviação), 900 para os candidatos do sexo masculino (área Geral/Aviação), 50 para os candidatos da área de Saúde.
Além de 45 para área música, divididas entre os seguintes instrumentos: Flauta em Dó/Flautim em Dó - duas vagas, Clarineta em Mi b /Clarineta em Si b - 11 vagas, Saxofone em Mi b /Saxofone em Si b - quatro vagas, Saxhorne Barítono em Si b/Saxhorne Baixo em Si b - seis vagas, Trombone Tenor em Si b (de vara)/Trombone Baixo em Si b (de vara) - sete vagas, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda - duas vagas, Tuba em Mi b /Tuba em Si b - duas vagas, Trompete em Mi b /Si b - Cornetim em Si b / Flueglhorne em Si b - dez vagas e Trompa em Fá - uma vaga.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.