O concurso Petrobras, realizado em 2028 terá seu prazo de validade encerrado em poucos dias e a empresa já informou que não irá mais admitir profissionais aprovados nesta seleção. A Assessoria de Imprensa da companhia informou que das 111 vagas ofertadas no edital como imediatas, 82 foram preenchidas pelos aprovados no concurso. As outras 29 vagas ainda serão ocupadas, mas levando em consideração a pandemia causada pelo no Coronavírus.
A notícia foi publicada no dia 22 de junho por meio do Diário Oficial da União. De acordo com a Petrobras a crise de saúde pública causou uma grande redução da demanda por óleo e derivados, fazendo com os preços despencassem. A empresa teve que tomar várias medidas para manter a sua saúde financeira, dentre elas estão, redução da jornada dos profissionais e a postergação de novas contrações. Além da diminuição da jornada dos empregados, postergação do pagamento de horas extras e o lançamento de programas de desligamento voluntário.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A Assessoria de Imprensa da Petrobras informou que não prevê uma mudança no cenário econômico em curto prazo, o período de recessão previsto pela empresa irá além do ano de 2020, com isso não serão realizadas admissões durante este período.
O prazo de validade do concurso Petrobras, aberto no final de 2017 expirou no último dia 21 de junho. Na época foram ofertadas 122 vagas das quais 111 foram preenchidas. A Petrobras decidiu pela não admissão da vaga remanescente do processo seletivo. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 22.
Diversos órgãos públicos optaram pelo congelamento dos prazos de validade dos concursos. Isso seria uma opção para que a companhia pudesse convocar os profissionais após o termino da crise. De acordo com o advogado e especialista, Sérgio Camargo, o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro que suspende durante o período de calamidade pública, a validade dos concursos federais, não se aplica à Petrobras. Pois, ele não se vincula a sociedade de economia mista federal.
Ainda de acordo Sérgio Camargo, Petrobras está ligada ao governo, mas não para gerenciamento da estatal, portanto, a medida não cabe a ela. Para os candidatos não se sentirem lesados pelo concurso Petrobras, para o advogado, um caminho seria a judicialização. Os concorrentes têm até cinco anos após, contado a partir da data de término do prazo de validade do concurso para questionar situações na Justiça.
Publicado em fevereiro de 2018, o edital do concurso Petrobras ofertou 500 vagas de níveis médio e superior, com salários que variavam entre R$3.745,00 a R$10.726,00. O concurso Petrobras foi composto apenas por provas objetivas, em caráter classificatório e eliminatório. Foram registradas 110.092 inscrições, sendo 34.113 para a carreira de técnico de administração e controle, que ofertou 80 vagas.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.