Por conta do avanço do Coronavírus no Brasil, o concurso IBGE, que visa o Censo Demográfico 2020, foi adiado para 2021. Foi divulgado também que as verbas que seriam utilizadas na pesquisa serão redirecionadas para Ministério da Saúde, que utilizar os recursos no combate a pandemia. Os candidatos inscritos serão reembolsados quanto ao valor pago pela taxa de inscrição.
De acordo com o IBGE, as taxas de inscrições serão devolvidas por meio do Banco do Brasil e os candidatos poderão tirar todas as sãs dúvidas no site IBGE nos próximos dias. As inscrições não poderão ser reutilizadas em 2021.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
De acordo com o próprio IBGE, nas inscrições serão realizadas normalmente para o concurso que será realizado em 2021. Todas as seleções canceladas este ano, serão abertas em 2021. O IBGE iria lançar ainda este ano, mais dois editais, sendo um para 192 vagas e outro para codificador, que ficarão para o próximo ano.
De acordo com o IBGE, o adiamento da seleção leva em consideração, principalmente, o fato que as pesquisas são realizadas de forma presencial e os profissionais deveriam visitar mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o país.
A informação sobre o adiamento do concurso para o Censo Demográfico foi publicada na última terça-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tendo como data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, a próxima seleção para o Censo Demográfico deve ser realizada no dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.