Por conta do avanço da pandemia do Coronavírus no Brasil, o concurso IBGE 2020, que visa o Censo Demográfico 2020, foi adiado para 2021. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística irá devolver o valor da taxa de inscrição dos candidatos já inscritos.
Em nota publicada nesta quarta-feira, 25, o IBGE informou que está trabalhando juntamente com o Cebraspe, banca organizadora, para realizar o ressarcimento dos valores o mais rápido possível. A banca organizadora irá enviar os dados cadastrais de todos os candidatos que pagaram a taxa de inscrição para o IBGE, para que o reembolso seja realizado.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O valor será pago por meio das agências do Banco do Brasil e estará disponível na forma de ordem de pagamento. A nota informa ainda que o ressarcimento das taxas está previsto para o dia 18 de maio de 2020 e que as orientações para o recebimento dos valores será divulgada nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.
O IBGE informou que as inscrições realizadas este ano, não poderão ser reutilizadas em 2021, quando as inscrições foram abertas novamente. Portanto, os interessados deverão realizar novas inscrições quando o concurso for reaberto. Além deste concurso, outros dois editais estavam previstos para este ano, que também foram adiados para 2021, devido a pandemia.
Todos os editais fazem parte do Censo Demográfico, que foi adiado para 2021. De acordo com o IBGE, o quantitativo de vagas não será alterado no próximo ano, mudando apenas a data de realização da seleção.
O concurso que estava com suas inscrições abertas, estava ofertando 208.695 vagas temporárias. Outros dois editais estavam previstos e um deles já estava autorizado pelo Ministério da Economia e iria ofertar 192 vagas para os seguintes cargos: supervisor censitário de pesquisa e codificação (12) e agente censitário de pesquisa por telefone (180 oportunidades).
As seleções foram adiadas porque a coleta das pesquisas será realizada de forma presencial em cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores.
Segundo o aval que foi publicado em fevereiro, o IBGE deveria definir os salários dos profissionais que seriam contratados. Os candidatos aprovados seriam alocados na unidade de atuação era o Rio de Janeiro (capital) e atuar com pesquisas para o Censo, por telefone.
O IBGE confirmou em fevereiro que o edital que iria ofertar 192 vagas, seria publicado em abril. Já a seleção para o cargo de codificador seria realizada mais para o final do ano, após a conclusão do Censo em outubro. De acordo com Bruno Malheiros, a expectativa é que os aprovados iniciam seus trabalhos depois que o Censo já estiver concluído, pois, os codificadores nos ajudam na consolidação dos dados coletados nas pesquisas.
Com as mudanças nas datas, o IBGE seguirá com os trâmites do concurso com mais de 208 mil vagas neste ano, para que ele seja reaberto em 2021, seguido do edital que ofertará 192 vagas em abril e a seleção para codificadores será reaberta no próximo ano. O concurso deve seguir a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, que o dia 31 de julho de 2021, com a com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.