Foi publicado na última terça-feira, 17 no Diário Oficial da União, o resultado provisório da segunda fase do concurso Diplomata 2019. No documento é possível conferir os nomes dos candidatos, além da nota provisória na redação de língua portuguesa, nota provisória na prova escrita de língua portuguesa, nota provisória nos exercícios de língua portuguesa, nota provisória na redação de língua inglesa.
Mais a nota provisória nos exercícios de língua inglesa, nota provisória na prova escrita de política internacional, nota provisória na prova escrita de geografia, nota provisória na prova escrita de língua inglesa, nota provisória na prova escrita de língua espanhola e língua francesa, nota provisória na prova escrita de história do Brasil nota provisória na prova escrita de direito e direito internacional público e ainda a nota provisória na prova escrita de economia.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As provas escritas da Segunda Fase e espelhos de avaliação das referidas provas poderão ser conferidas do site do Iades, organizador da seleção, entre os dias 17 de dezembro e 19 de dezembro de 2019. Os candidatos que não concordarem com os resultados poderão realizar seus pedidos de recursos neste mesmo período.
Esta etapa acontece após a correção das provas do concurso. Neste caso, ocorreu um problema durante a correção dos exames da segunda etapa de seleção, onde foram encontradas irregularidades, afirmou a organização.
Será publicado no Diário Oficial da União e no site do Iades, na data provável de 6 de janeiro de 2020, o edital de resultado final da segunda fase e de convocação dos candidatos às vagas destinadas a pessoas negras e com deficiência.
Os exames de perícia médica serão realizados em Brasília/DF na data provável de 13 de janeiro de 2020 e o exame de heteroidentificação será realizado no dia seguinte também em Brasília/DF. Os aprovados em todas as etapas ainda devem realizar um curso de formação que será realizado no Instituto Rio Branco, em Brasília. No ano de 2017, diretor-geral do IRB, embaixador José Estanislau do Amaral falou sobre os princípios das aulas.
De acordo com a organização, o concurso para diplomacia recebeu 6.411 candidatos inscritos. Foram ofertadas 20 vagas para o cargo e para concorrer a uma delas foi preciso possuir nível superior em qualquer área.
Os aprovados receberão salário de R$19.657,06, já incluso o valor de R$458,00, referente ao auxílio-alimentação. Os candidatos puderam realizar suas inscrições entre os meses de julho e agosto, pelo portal do Iades.
As provas objetivas foram a primeira fase do concurso Diplomata, elas foram plicadas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em caratê classificatório e eliminatório.
Com uma oferta de 20 vagas, o concurso Diplomata teve 6.411 candidatos inscritos, gerando uma concorrência de 320,55 candidatos por vaga.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.