Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (02), uma retificação para o concurso do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2019), que oferta vagas para o quadro de técnicos, onde foram modificados os quadros complementares de oficiais.
Os profissionais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais antes de completar cinco anos de nomeação ao Oficialato, com objetivo de permanência em caráter definitivo na Marinha do Brasil e para transferência para os Quadros de Oficiais Fuzileiros Navais ou de Oficiais da Armada.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Aqueles que não conseguirem uma avaliação favorável serão licenciados ex - ofício do Serviço Ativo da Marinha. Os Oficiais oriundos do QC-CA e QC-FN transferidos, respectivamente, para os Quadros de Oficiais Fuzileiros Navais e de Oficiais da Armada continuaram suas carreiras neste quadro podendo chegar ao posto de Almirante de Esquadra.
Os candidatos que quiseram mais informações sobre complementar de Oficiais da Marinha podem encontrar no site do SSPM. O concurso Marinha para praças da armada será composto por sete etapas e a primeira delas será a etapa de provas escritas objetivas formada por 50 questões e uma Redação, que serão realizadas no dia 29 de setembro.
Para a área técnica de Eletroeletrônica, as provas serão compostas por itens de Medidas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica, Automação e Instrumentação Industrial, Eletrônica Digital, Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo e Máquinas Elétricas.
Já para a área técnica de mecânica, a avaliação era composta por questões de Metrologia, Ciência dos Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Sistemas Fluido-Mecânicos, Eletricidade Básica, Resistência dos Materiais Sistemas Óleo-Hidráulicos, lubrificação, Matemática, Desenho Mecânicos, Ensaios de Materiais, Elementos de Máquinas, Máquinas Térmicas e Refrigeração.
Os eventos complementares estão marcados para: até o dia 18 de dezembro - Verificação de dados biográficos, até o dia 12 de dezembro - Teste de aptidão física, entre os dias 3 e 9 de dezembro - Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar, entre os dias 10 e 12 de dezembro - Avaliação psicológica e no dia 10 de fevereiro 2020 - Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Os candidatos aprovados em todas as etapas passarão ainda pelo período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos, que é segunda etapa de avaliação do concurso. Os aprovados receberão salário de R$3.825,00.
O edital da Marinha foi publicado no fim do mês de maio ofertando um total de 30 oportunidades para terceiro-sargento, sendo 16 vagas a para área Mecânica e 14 para a área técnica de Eletroeletrônica.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.