Surgiu nos últimos dias especulações de que o Banco do Brasil seria privatizado durante a gestão de Jair Bolsonaro, a notícia seria de que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria estudando essa possibilidade. Mas, o governo Bolsonaro negou as informações. Paulo Guedes afirmou em uma entrevista ao Globo no último domingo (01) que uma privatização poderia render até R$250 bilhões, mas o ministro não informou a qual estatal estava se referindo.
Ainda de acordo com o Globo, são duas as empresas públicas que tem ações negociadas na bolsa de valores que poderiam superar o valor mencionado, são elas: o Banco do Brasil e a Petrobras. Mas, ainda resta convencer o presidente Jair Bolsonaro a vender a estatal.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A venda da Petrobras ou da Caixa Econômica não é bem vista pelo congresso, portanto, especula-se que a equipe econômica esteja estudando a possibilidade de vender o Banco do Brasil. Porém, as informações foram negadas pelo governo na última terça-feira (03).
O Ministério da Economia informou em resposta, que o governo Jair Bolsonaro não tem intenção de privatizar o Banco do Brasil, Caixa e Petrobras. Salim Mattar, secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia afirmou em outubro que a privatização da Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil não estão em pauta, e disse ainda em uma entrevista à CBN que devido o forte clamor, as três estatais ficarão fora da lista de privatizações.
Mesmo com as especulações, o novo concurso para o Banco do Brasil deve acontecer, pois, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu manter a decisão do TRT-10, que mostra a necessidade de realização de um novo concurso para o Banco do Brasil para cargos de nível superior. Na época o ministrou ministro julgou inviável, ou seja, negou seguimento da Reclamação (RCL) 32298, onde foi pedida a cassação da decisão do TRT-10.
O tribunal determinou a necessidade de realização de um novo concurso público especifico para cargos de nível superior. Com isso, a liminar concedida por ele anteriormente para suspensão do ato TRT-10 foi revogada, portanto, o Banco do Brasil terá que realizar um novo concurso para repor o quadro de servidores de nível superior.
Em outubro o Banco do Brasil afirmou que a questão está sub judice no âmbito do STF, sendo assim o Banco do Brasil deverá se manifestar nos respectivos autos.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.