O concurso para ingressar no quadro técnico do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2019) está sendo alterado novamente. Neste momento, a Marinha do Brasil promoveu a alteração do cronograma do Concurso. A Administração Naval fez a divulgação do edital em Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29.
A alteração diz respeito a etapa seguinte, constituída por Avaliação Psicológica. Com a listagem de convocação já publicada, o dia anterior estava agendado para 4 e 6 de dezembro. Neste momento, conforme novo cronograma, as datas serão 10 a 12 de mês equivalente.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A concorrência que teve os nomes constantes nas listas devem se dirigir ao Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), Praça Barão de Ladário, s/nº - Centro, Rio de Janeiro – RJ (Edifício Almirante Prado Maia).
Outras divulgações realizadas foram as notas preliminares da avaliação objetiva e redação, através do endereço eletrônico da Marinha. Para a prova seguinte, quem discordou dos resultados teve até a data de 27 de novembro para interpor recursos.
Todas as candidaturas do Concurso Marinha para praças da armada seguiram por 7 fases. A 1ª, com aplicação na data de 29 de setembro, foi constituída por avaliação escrita objetiva que conta com 50 questões e uma Redação.
No setor técnico de Eletroeletrônica, a prova versará itens de Circuitos Elétricos, Eletromagnetismo, Medidas Elétricas, Automação e Instrumentação Industrial, Máquinas Elétricas, Instalações Elétricas, Eletrônica e Eletrônica Digital.
Já no setor técnico de mecânica, a avaliação terá perguntas de Matemática, Desenho Mecânico, Metrologia, Ciência dos Materiais, Ensaios de Materiais, Processos de Fabricação, Mecânica Técnica, Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Sistemas Fluido-Mecânicos, Sistemas Óleo-Hidráulicos, Máquinas Térmicas e Refrigeração, Lubrificação e Eletricidade Básica.
Terá, ainda, itens complementares. Confira o cronograma:
- Verificação de dados biográficos ⇒ 26 de novembro a 18 de dezembro;
- Teste de aptidão física ⇒ 28 de novembro a 12 de dezembro;
- Verificação de documentos ⇒ 27 a 29 de novembro;
- Inspeção de saúde - fase preliminar e complementar ⇒ 3 a 9 de dezembro;
- Avaliação psicológica ⇒ 10 a 12 de dezembro; e
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração ⇒ 10 de fevereiro 2020.
Divulgado no final de maio, o documento da Marinha disponibiliza 30 oportunidades para terceiro-sargento, das quais 14 são para o setor técnico de Eletroeletrônica e 16 para Mecânica. Todas as oportunidades fazem a exigência ao curso de ensino médio/técnico na respectiva área ou especialização.
Os salários atuais são de R$3.825. A aprovação em todas as fases terão convocação para o prazo de adaptação ao Curso de Formação de Sargentos, fase seguinte de provas do Concurso.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.