Na última quarta-feira (04), o presidente Jair Bolsonaro negou que tem a intenção de privatizar a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, essa foi uma resposta sobre as especulações de que a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, estaria estudando a possibilidade de venda das estatais. O Ministro havia falado em uma entrevista ao Globo, que foi publicada no domingo (01), que uma privatização em particular poderia render aos cofres públicos o valor R$250 bilhões, mas Guedes não citou o nome da empresa.
De acordo com o Globo, duas empresas públicas que tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores têm condições de superar o valor citado pelo Ministro, são elas: Banco do Brasil e Petrobras. Mas a equipe econômica ainda teria que convencer o presidente a vender a empresa pública.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
A venda da Caixa Econômica e da Petrobras não é vista com bons olhos pelo Congresso, por isso, a equipe de Guedes estaria estudando a possibilidade de privatizar o Banco do Brasil, pois possui um menor apelo estatal.
Mas, a na última quarta-feira (04) o presidente Jair Bolsonaro falou sobre essas especulações. De acordo com o presidente, um servidor de terceiro escalão falou aquilo e ele não tem nada a ver com isso, disse ainda que não tem como controlar milhares de centenas de milhares de servidores no Brasil. O presidente afirmou ainda que da parte dele não existe qualquer intenção de privatizar nem o Banco do Brasil e nem a Caixa Econômica.
O Ministério da Economia já havia adiantado, na última terça-feira (03), que a privatização da Caixa e do BB não está nos planos do governo. O Banco do Brasil foi questionado na última terça-feira (03) sobre uma possível privatização, e em resposta disse apenas que, não iria comentar sobre o assunto.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.