Foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (14) a lista de convocação dos aprovados do concurso Iphan de 2018, onde são convocados os 131 aprovados no cargo de nível médio. A posse na carreira de auxiliar institucional deve ocorrer em até 30 dias. As convocações ocorrem apenas um dia após o Ministério da Economia autorizar os chamamentos para os aprovados do concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os candidatos nomeados devem tomar posse em até 30 dias e devem iniciar suas atividades no prazo de 15 dias após a ocupação dos cargos, sendo assim, eles devem começarão suas atividades no Iphan até outubro deste ano. As nomeações obedecem a ordem de classificação, respeitando os critérios de alternância e de proporcionalidade, afirmou o Iphan.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
São consideradas as oportunidades reservadas aos candidatos negros ou com deficiência física. As oportunidades são distribuídas pelos 26 estados e mais o Distrito Federal, portanto os convocados podem ser alocados em todas as superintendências localizadas nas capitais brasileiras, nas unidades especiais e nos escritórios técnicos do Iphan.
Havendo mais de uma unidade de lotação para determinado cargo, terá preferência de escolha o primeiro colocado, com essa definição, o segundo irá escolher seu local de atuação e assim sucessivamente. Apenas no estado do Rio de Janeiro a lotação será definida á critério da administração.
Os candidatos podem conferir a lista dos aprovados no Diário Oficial da União da última quarta (14). Kátia Bogéa, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona afirmou que a chegada dos aprovados é uma grande vitória para o Iphan.
Com os novos contratados, o instituto ganhará mais fôlego, agilidade e qualificação em suas atividades de licenciamento ambiental, essas foram as principais motivações para que o concurso fosse autorizado, afirmou Kátia Bogéa, declarou ainda, que o Iphan e seus dirigentes estão de braços abertos para receber os novos colaboradores para que seja iniciada da melhor forma possível uma vida profissional dentro da instituição que foi criada a partir de um sonho de grandes artistas brasileiros e intelectuais.
A validade do concurso Iphan vai até dezembro de 2020 e poder prorrogada por mais dois anos, ou seja, até 2022, o resultado foi homologado em dezembro de 2018.
O concurso ofertou um total de 441 oportunidades, sendo 176 vagas para o cargo de técnico I e 104 para analista I, ambos de nível superior e mais 131 para o cargo de auxiliar institucional, de nível médio.
Foram registradas quase 65 mil inscrições para o concurso Iphan, mas o número de faltosos foi de cerca de 17 mil abstenções. A maioria faltou no período da tarde, quando foram plicados os exames para o cargo de auxiliar institucional, foram 31.884 inscritos para o cargo e desses, 9.340 faltaram, o percentual de faltas foi de 29,3%.
Os aprovados receberão salários de R$3.877,97 para os cargos de nível médio e de R$5.493,29 para cargos de nível superior.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.