O concurso PRF entrou em sua fase final antes da realização do curso de formação. A próxima fase será a avaliação de títulos em caráter classificatório e os candidatos já foram convocados a apresentarem os documentos entre os dias 01 e 02 de agosto, no horário entre 08h às 12h e 14h às 18h.
Os candidatos podem conferir todas as regras para essa etapa no edital de abertura, aqueles que não entregarem os documentos no prazo e na forma estipulada terão nota zero na prova de títulos. Os candidatos já foram convocados também para enviar as primeiras documentações para matrícula no curso de formação profissional da PRF.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
As documentações devem ser enviadas ao site do Cebraspe, o organizador da seleção, através de upload, sendo que quem não enviar os documentos até o prazo do dia 02 de agosto será eliminado do concurso.
Foram divulgados também os resultados das avaliações biopsicossociais e também processo de heteroidentificação para os candidatos deficientes e negros. O concurso PRF quase foi cancelado por causa da fase de heteroidentificação, pois, MPF encontrou irregularidades nas vagas destinadas a pessoas negras e acionou a justiça.
De acordo com a portaria autorizativa, do dia 04 de julho, o curso de formação da Polícia Rodoviária Federal contará com 500 aprovados a mais, pois o presidente Jair Bolsonaro deu aval para convocação de mil novos policiais, sendo assim, 500 serão convocados dos aprovados como excedentes.
O responsável em fazer a verificação prévia das condições para contratações e também por editar os atos necessários será o diretor-geral da PRF, Adriano Furtado. O documento foi assinado por Paulo Guedes, ministro da Economia, Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública e pelo presidente Jair Bolsonaro.
O curso de formação ainda não tem data definida para ser iniciado, mas a previsão é que comece no mês de setembro. Mesmo com as mil vagas autorizadas, ainda não serão suficientes para suprir o déficit de servidores, nem mesmo a demanda gerada pelas aposentadorias.
Foram registradas na PRF, 1.204 aposentadorias desde 2016, o último concurso realizado teve seu prazo de validade expirado nesse mesmo ano. Para tentar suprir a carência, já foi enviado um pedido de abertura de um novo concurso da PRF, nele foi solicitada a abertura de 4.435 vagas para os cargos de agente administrativo e policial rodoviário, o pedido já foi enviado ao Ministério da Economia.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.