O Ministério da Economia autorizou a convocação de 131 aprovados no concurso do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e segundo o órgão, as convocações ocorrerão em breve, essas informações foram publicadas no Diário Oficial da União na última segunda-feira (12).
O Iphan está batalhando por essas convocações desde 2016, isso irá recompor a força de trabalho da instituição. As convocações são de responsabilidade do Iphan e devem ocorrer entre o dia 31 de agosto e o mês de dezembro.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Em abril deste ano, o Ministério da Economia já havia autorizado a convocação de 280 aprovados no concurso do Iphan, desses, todos os candidatos de nível superior já foram convocados e estão em exercício, informou o órgão.
Depois de realizada a nomeação, os convocados terão o prazo de 30 dias para apresentarem a documentação exigida para assinarem o termo de posse, após isso, os profissionais devem começar suas atividades em 15 dias.
A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, afirmou que as contratações são uma grande vitória, pois essa é uma das instituições mais longevas do Governo Federal e com o reforço de pessoal a autarquia ganha fôlego para desenvolver suas atividades da melhor forma possível, principalmente em sua atuação no licenciamento ambiental.
Os dirigentes e os colaborados estão de braços abertos para receberem os novos ser funcionários para que eles sejam orientados da melhor forma possível para que possam iniciar uma jornada de trabalho muito proveitosa nessa instituição que surgir por meio de um sonho que partiu de grandes artistas e intelectuais, afirmou a presidente do Iphan.
O resultado final do concurso Iphan foi homologado em dezembro do ano passado, sendo que a validade do concurso é de dois anos, prorrogável por mesmo período de tempo, onde foram ofertadas 411 oportunidades, sendo 176 para técnico I e 104 para analista I de nível superior e 131 para o cargo de auxiliar institucional, de nível médio.
Os aprovados para cargos de nível médio receberão salário de R$3.877,97 e os de nível superior receberão R$5.493,29, inicialmente, a validade da seleção segue válida até 2020. Foram registradas quase 65 mil inscrições para o concurso Iphan, foram 64.397 candidatos inscritos.
O número de faltosos foi bem expressivo, com cerca de 17 mil abstenções. As provas para o cargo de técnico da área de Arqueologia foi aplicada em data diferente dos outros cargos devido uma ação do MPF que alterou os pré-requisitos do cargo, isso fez com que a data fosse mudada para o dia 21 de outubro, para os demais cargos, as provas foram aplicadas no dia 26 de agosto.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.