Foi aberto um novo concurso para remoção de analistas em Direito, de nível superior, através de uma ação que partiu do Ministério Público da União (MPU). O processo consiste em colocar os próprios servidores para ocuparem as vagas abertas, sendo que isso de ocorrer antes das convocações dos aprovados no concurso. Estão disponíveis atualmente no MPU 12 vagas para o cargo de analista.
As vagas são para atuação no Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). As vagas disponíveis estão localizadas em nove regiões, incluindo o Distrito Federal e São Paulo.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O resultado final deve ser divulgado no dia 10 de julho de 2019, caso alguns cargos ficarem desocupados, eles serão preenchidos pelos candidatos aprovados no concurso MPU 2018, com isso, esse edital de remoção indica que novas nomeações ocorram em breve.
O edital de um novo concurso do Ministério Público da União foi divulgado em 2018, ofertando 47 vagas em caráter imediato e mais formação de cadastro de reservas. Foram registradas 264.924 inscrições. O maior número de inscritos foi para o cargo de técnico de Administração, sendo que ele exige apenas nível médio de escolaridade. Ao todo, 191.045 concorrentes disputaram as 11 vagas imediatas, cerca de 17.367 candidatos por vaga.
Para a carreira de analista em Direito foram 73.879 candidatos inscritos, sendo que para concorrer é exigido nível superior de escolaridade, tendo ao total 47 vagas em caráter imediato, mas o MPU formou cadastro de reservas com 7 mil aprovados, que poderão ser convocados durante o prazo de validade do concurso, que será de dois anos, sendo prorrogável pelo mesmo período.
O último concurso MPU foi realizado em 2013 e, na época, além dos 147 aprovados em caráter imediato, foram convocados mais 4 mil aprovados em cadastro e reservas.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.