A Força Aérea Brasileira divulgou em abril deste ano três editais para concurso público, sendo que um deles era para oficiais temporários da FAB, que estava suspenso desde junho deste ano e agora foi cancelado definitivamente. A seleção ofertou vagas na área de saúde para os cargos de farmacêuticos, veterinários, médicos e dentistas.
Os outros dois editais do concurso FAB seguem em andamento normalmente, sendo que as outras áreas do concurso são Magistério e segmento técnico de nível superior. A notícia do cancelamento do edital que ofertava vagas para a área da saúde foi publicada na última sexta-feira (05).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
O cancelamento do edital para a área de saúde da FAB ocorreu por conta de uma determinação da Justiça Federal, que inicialmente suspendeu o concurso de oficiais temporários para o órgão em maio deste ano. Essa foi uma decisão dada pelo juiz da 8ª Vara Federal do Distrito Federal, Francisco Alexandre Ribeiro.
Um novo edital poderá ser divulgado pela Força Aérea Brasileira, mas para isso será necessária uma retificação do concurso, pois a decisão judicial exige que a Lei de Cotas seja respeitada. Foi confirmado pela FAB mais de 127 mil inscrições para o concurso para oficiais temporários.
A seleção recebeu ao todo 127.587 inscrições para concorrer as 1.030 vagas que foram destruídas entre os três editais. Para a área de saúde que ofertou vagas para dentista, farmacêutico, médico e veterinário foram 9.889 candidatos inscritos, para o segundo edital que disponibilizou vagas para o Magistério foram 9.389 inscritos e para o último edital, que ofertou vagas para técnico de nível superior, foram 108.300 inscrições confirmadas.
O maior número de inscritos foi para o quadro de técnicos que ofertou vagas para capelão evangélico, após retificação, capelão católico e mais as especialidades de: Análise de Sistemas, Arquitetura, Administração, Arquivologia, Biologia, Engenharia (diversas), Estatística, Ciências (Atuariais e Contábeis), Educação Física, Enfermagem, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Pedagogia, Relações Públicas, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Biblioteconomia, Economia, Fisioterapia, História, Psicologia e Serviços Jurídicos.
Os aprovados serão incorporados para a realização do EAS para que eles possam ocupar o posto de aspirantes a oficial na especialidade em disputa. O salário ofertado é de R$6.993,00, mas, com o tempo, poderá chegar até R$11 mil ao avançar ao posto de oficial temporário.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.