O Cebraspe publicou uma nova convocação para a etapa de heteroidentificação para o concurso PRF 2018, onde convocou mais candidatos negros e ainda abriu a segunda data para realização desta fase, então, tudo indica que o concurso não será suspenso. As informações foram publicadas no site da banca organizadora na última sexta-feira (19).
Com as mudanças, o novo edital traz mais 67 candidatos convocados que concorrem como negros para o procedimento de heteroidentificação, porém, já foram convocados anteriormente 311 participantes. A convocação foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22).
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Foi assinado um documento pelo diretor-geral substituto, José Hott Junior, onde a PRF e o Cebraspe eram informados que a data da etapa seria mantida para o domingo (21). Mas, o prazo do exame é muito curto, portanto, foi definida uma nova data apenas para os novos convocados.
O exame de heteroidentificação será realizado pela PRF no próximo domingo, 28 de julho, sendo que, para os candidatos convocados para essa data, os locais e horários serão divulgados na sexta-feira (26).
Com as convocações de mais candidatos negros para a etapa de heteroidentificação, o concurso poderá seguir sem mais suspensões, como a que ocorreu na última quinta-feira (18), onde o Ministério Público Federal pediu a paralisação do concurso PRF 2018, devido irregulares nas cotas para pessoas negras.
A etapa estava prevista para domingo, dia 21, portanto, a medida tinha caráter de urgência. O MP questionou os critérios adotados pelo Cebraspe e pela corporação na convocação dos candidatos e estipulou multa diária em caso de descumprimento.
O pedido do MPF previa também a suspensão da etapa que estava marcada para domingo (21), o órgão exigiu que todos os candidatos que concorreram como cotitas deveriam ser convocados e examinados, pois as vagas reservadas aos negros deveriam ser todas preenchidas pelos aprovados até o esgotamento da lista.
Foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro a convocação de mais mil candidatos aprovados, ou seja, 500 a mais do que foi anunciado no edital do concurso da PRF.
O curso de formação está previsto para começar no mês de setembro, mas ainda sem data definida. Mesmo com a convocação dos mil aprovados, a PRF não terá como suprir o déficit da corporação, pois, desde 2016, já foram 1.204 aposentadorias.
A corporação já enviou ao Ministério da Economia um pedido para abertura de concurso, onde pretende ofertar 4.435 vagas destinadas aos cargos de agente administrativo e policial rodoviário para suprir o grande déficit da corporação.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.