Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

Bolsonaro autoriza chamada de mil aprovados do Concurso PRF

Com mil aprovados sendo convocados, a PRF não consegue suprir todas as aposentadorias, tampouco o déficit total. Isso porque continuará na ausência de mais de 7 mil servidores.

Por Emerson Almeida - Publicado em: - Atualizado em

Foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (04), a portaria autorizativa do concurso PRF, sendo que nela contém o aval para a convocação de mil aprovados, além disso, o texto traz a confirmação de convocação de mais 500 excedentes na Polícia Rodoviária Federal.

O previsto seria a convocação de mais mil policiais, mas o aval foi concedido para a convocação somente de 500 aprovados. Portanto, o total serão mil aprovados, sendo que 500 são para vagas imediatas.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso

O diretor-geral da PRF, Adriano Furtado, ficará responsável em verificar as condições para possíveis nomeações e também por editar os atos necessários. A autorização já tem a assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, além do presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez questão de usar seu perfil oficial no Twitter para confirmar a assinatura da portaria.

O texto dizia que Bolsonaro assinou o contrato de autorização para a PRF a convocar 1000 novos concursados, dessas vagas, 500 estavam previstas no edital do concurso e as outras 500 são além da previsão inicial. Essa é uma medida para fortalecer a segurança pública no patrulhamento das rodovias.

Foram anunciados por Bolsonaro mais mil convocações, por isso, a expectativa era para um total de 1.500 convocados, mas a portaria prevê apenas mil. Esse quantitativo de vagas seria o suficiente para suprir a demanda por aposentadorias, sendo que mesmo que permanecesse o déficit, pelo menos ele seria menor.

Serão enviados apenas mil aprovados para o curso de formação, após a conclusão e tomada de posse, o déficit da PRF continuará, pois, são 1.204 aposentadorias desde 2016, sendo que a validade do último concurso já havia expirado.

Apenas em 2017, 374 servidores se desligaram da corporação, até maio deste ano, foram registrados 205 desligamentos. O efetivo da PRF no ano de 2018 era de 10.029 servidores, sendo que o ideal seria de 18.424 na corporação. O déficit total era de 8.395 profissionais.

Levando em consideração que serão convocados apenas mil aprovados no concurso PRF, esse quantitativo não será suficiente para cobrir as aposentadorias e muito menos o déficit total da corporação, que ainda será de 7 mil servidores.

Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.

Cadastre seu whatsapp para acompanhar o andamento deste concurso:

© Copyright 2014 - 2024 Concursos.com.br