A Secretária-Geral de Gestão De Pessoas do MPU, Elóa Junqueira, comunicou que o concurso realizado para Ministério Público da União poderá realizar mais nomeações em junho. Essa informação foi divulgada em uma reunião com a comissão dos aprovados e, também, com o sindicato dos servidores do órgão.
Foi apresentada uma pauta pelos membros da comissão, nela constam nove itens, dentre eles existe a possibilidade de provimento de cargos em 2019, sendo que também foi discutido o provimento de recursos da (LOA), Lei Orçamentária Anual do ano de 2020 para convocação de mais servidores.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Segundo a secretaria do MPU, a dificuldade para que sejam convocados mais servidores é por causa da emenda Constitucional 95, sendo que essa PEC determina um teto máximo para os gastos públicos. O presidente do SindMPU, Adriel Gael, comentou que o maior obstáculo para a nomeações é a questão orçamentária.
Mas a partir de junho poderão ser realizadas novas nomeações do concurso MPU para o cargo de técnico de administração. Mas ainda existe um problema, pois uma ação civil pública determinou a anulação de uma questão da prova de conhecimentos específicos e também a reclassificação dos aprovados no concurso, o que causou atrasos nas etapas do concurso.
O SindMPU informou que logo que forem resolvidas as pendências da questão anulada da prova, ocorrerão novas nomeações para os cargos de técnico de administração. Logo após o Cebraspe realizar a verificação das vagas para pessoas com deficiência e também das cotas, o MPU irá realizar as nomeações para o cargo de técnico entre os meses de junho e julho, sendo que as nomeações anteriores devem permanecer iguais.
Nada impede as nomeações para o cargo de analista em direito, contanto, que sejam vagas que não tenham impacto financeiro. Já existem seis vagas para serem providas para o cargo de analista, segundo o diretor do sindicato, Adriel Gael.
Foram 47 vagas em caráter imediato para o concurso do MPU, mas foi formado também um cadastro de reservas com cerca de 7 mil aprovados. O prazo de validade desse concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado por período igual, dentro desse prazo os aprovados que ficaram no cadastro de reservas poderão ser convocados.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.