Na quinta-feira, 17, a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizou a convocação de sete excedentes de seu concurso, que ocorreu em 2016. O órgão conseguiu liberação para chamar novos aprovados devido a uma decisão da Justiça Federal, que acolheu o pedido do Ministério Público para permitir a convocação.
Havia sido determinado no dia 3 de janeiro, pela juíza federal plantonista do Amazonas, Jaiza Maria Pinto Fraxe e que as convocações e nomeações imediatas dos aprovados ocorressem, sujeito a uma multa de R$10 mil por cada dia de atraso ao cumprimento da determinação.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso
Os aprovados para as vagas imediatas do concurso de 2016 já haviam sido convocados, no entanto, a Justiça levou em conta documentos apresentados pelo MPF que ressaltam a necessidade de pessoal para não prejudicar o serviço da Funai e poupar gastos com novas seleções.
O cargo que será preenchido com o chamado dos excedentes é o de indigenista especializado. O profissional terá possibilidade de escolher o município de lotação do trabalho, devendo fazer a escolha entre as 8h de sexta-feira, 18 de janeiro até as 23h59 de terça, 22.
O convocado deve enviar um e-mail para portarias.cggp@funai.gov.br seguindo a ordem de preferência. As unidades que podem ser escolhidas para lotação ficam nos municípios de Altamira e Jacareacanga, no Estado do Pará; Eirunepé, Tapauá e Tonantins, no Amazonas; e Ji-Paraná, em Rondônia. Se não for informado pelo profissional a ordem de preferida entre os municípios disponíveis, a administração irá atribuir um local ao aprovado.
Wallace Bastos, presidente da Funai, já defendia desde o ano passado a convocação dos aprovados. O mandatário assumiu o posto há sete meses e, desde então, reforçou o quadro de pessoal da Funai com mais de 203 concursados.
Realizado em 2016 e homologado em janeiro de 2017, o concurso Funai tinha, inicialmente, validade até o primeiro mês de 2018, mas recebeu prorrogação por mais um ano e tem seu prazo ainda vigente até o próximo dia 26, o que levou a Justiça Federal a permitir as convocações.
220 vagas foram oferecidas na seleção, 202 delas para indigenista especializado, outras sete para engenheiro, cinco para engenheiro agrônomo e seis para contador. As remunerações ultrapassam o valor de R$6.788,31. Os estados com lotação, preferencialmente, são Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.
Baixe agora 5.000 Questões deste Concurso.